Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sopa de queijo camembert com torradas de alho e ervas

Fácil e rápida de preparar, a receita combina queijo camembert e batatas

por Patricia Ferraz

Sopa de queijo camembert 

Sopa de queijo camembert  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Essa sopa de queijo é delicada e nem um pouco enjoativa. Fácil e rápida, leva queijo camembert, batata, cebola, alho e caldo de galinha – use caldo natural, faz muita diferença (veja aqui a receita). Para arrematar, prepare torradas com um toque de alho, manteiga e uma mistura de salsinha e cebolinha francesa frescas. O truque é derreter a manteiga primeiro e só misturar as ervas depois, para que mantenham o frescor. 

Como servir vinhos em casa sem fazer feio

Preparo

1Pique a cebola. 
2Aqueça a manteiga em uma caçarola grande, refogue a cebola e quando estiver macia acrescente o alho picado. Refogue mais um pouquinho e ponha as batatas cortadas. Deixe refogar um minuto para pegar gosto e acrescente o caldo de galinha.
3Cozinhe as batatas até estarem macias. Tempere com sal. 
4Tire do fogo e transfira para um processador ou liquidificador: ponha os sólidos e uma concha do líquido quente e bata. Aos poucos, para não derramar, acrescente o líquido quente restante. Bata até formar um creme homogêneo. Prove e ajuste o sal se necessário.
5Descasque metade do queijo e corte em pedaços (de uns 2 cm aproximadamente). Deixe a outra metade com casca e corte em pedaços. 
6Transfira a sopa do processador de volta para a caçarola. Misture o queijo descascado. Leve ao fogo mexendo, para o queijo derreter.
7Prepare as torradas: passe delicadamente o alho inteiro (sem casca) de um lado de cada fatia de pão. Leve ao forno em uma assadeira e asse até tostar levemente. Tire do forno.
8Misture a manteiga derretida e as ervas picadas e passe nas torradas quentes.
9Acrescente os pedaços de queijo com casca à sopa, deixe aquecer e tire do fogo. Sirva a sopa bem quente, com as torradas para acompanhar.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?