Paladar

Receitas

Receitas

Andrew Scrivani/NYT
Andrew Scrivani/NYT

Sopa dourada de alho-poró e batata

Uma combinação de sabores clássica em uma receita reconfortante: o alho-poró é caramelizado e as batatas são cozidas até ficarem desmanchando

por Melissa Clark

The New York Times

A combição de batata e alho-poró é um clássico do inverno. Nesta sopa, os ingredientes são deixados em pedaços (em vez de serem batidos para formar um creme). Fica um prato reconfortante, cheio de sabor e com textura interessante.

Os truques: deixar o alho-poró caramelizar e ficar bem dourado e deixar as batatas cozinharem por um longo tempo, até estarem quase desmanchando. E se quiser adicionar ainda mais sabor, use caldo de legumes feito em casa.

Sopas de legumes com o máximo de sabor

Sopa dourada de alho-poró e batata.

Sopa dourada de alho-poró e batata. Foto: Andrew Scrivani/NYT

Preparo 

1Corte os talos de alho-poró no sentido de comprimento e lave bem. Corte em fatias finas na transversal.
2Faça um buquê com as folhas de louro, o tomilho, a sálvia, a salsa e as folhas de salsão, se usar, e amarre bem (você também pode colocá-los dentro de um sachê de gaze).
3Derreta a manteiga ou azeite em uma panela grande em fogo de médio para alto. Coloque o alho-poró e, mexendo sempre, refogue até ficar macio e caramelizado (cerca de 15 min). Acrescente o alho nos três últimos minutos de cozimento.
4Acrescente o caldo ou a água, o sachê de ervas, o sal e a pimenta. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo imediatamente. Ferva por 5 minutos.
5Coloque as batatas e continue cozinhando até que elas fiquem bem macias, quase desmanchando (cerca de 45 min). Tire o sachê de ervas, prove e ajuste o tempero.
6Se quiser, sirva com um fiozinho de creme de leite e um punhado de salsinha picada.

Confira também:

Sopa de cogumelo e espinafre com especiarias

Sopas para vencer as noites frias

Ficou com água na boca?