Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sopa rústica de tomate assado

Muito fácil de fazer, essa receita é de uma simplicidade reconfortante, que a torna perfeita para uma noite fria

por Patrícia Ferraz

Ninguém precisa saber cozinhar para fazer essa sopa. Ela não requer qualquer habilidade, além de cortar os tomates ao meio, descascar as cebolas e o alho. E é espetacular. OK, sou fã e posso estar exagerando no entusiasmo, mas ela é bem boa. Faça e tire a prova você mesmo.

Sopa de tomates assados.

Sopa de tomates assados. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Muriqui

Um pouco adocicada, um pouco ácida, encorpada, é de uma simplicidade reconfortante, o que a torna perfeita para uma noite fria. O único segredo é usar tomates bem maduros, que são menos ácidos e mais carnudos – a cenoura entra na receita para ajudar a reduzir a acidez. Se quiser caprichar, faça também algumas torradas com pesto de salsinha ou crocantes de presunto cru.

Preparo

1Corte os tomates ao meio no sentido vertical e ponha numa assadeira com a parte cortada virada para cima.
2Descasque as cebolas e corte-as ao meio; descasque os dentes de alho, mas deixe-os inteiros; descasque a cenoura e corte ao meio; distribua os três na assadeira com os tomates.
3Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 220°C. Asse os vegetais por aproximadamente 30 minutos, até estarem levemente tostados.
4Tire do forno, espere amornar e ponha os vegetais no liquidificador, ou no processador, junto do caldo vegetal ou de carne. Bata até obter um creme espesso – a textura fica irregular, o que confere o estilo rústico à sopa.
5Pesto de salsa: bata todos os ingredientes (exceto o pão) num processado e espalhe sobre a torrada.
6Crocante de presunto: forre o prato do micro-ondas com papel-toalha, ponha duas ou três fatias de presunto e cozinhe por uns 20 a 30 segundos. Tire do forno e espere esfriar e ficar crocante.
7Sirva a sopa quente, pura ou com os acompanhamentos. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?