Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Sorvete de arroz com chá earl grey e caramelo de lapsang souchong

Receita do chef Fred Caffarena (Firin Salonu) traz novos usos para chás em receitas

por Redação Paladar

Usados como especiaria, chás pretos, verdes ou brancos (e até mesmo ervas de infusão, como erva-mate) dão mais complexidade a receitas salgadas e ampliam a paleta de aromas e sabores na cozinha.

Preparo

Caramelo

1. Coloque o açúcar, a flor de sal e a manteiga numa panela e cozinhe até que fique com cor caramelo.
2. Despeje o creme de leite quente e mexa bem até dissolver o caramelo.
3. Cozinhe apenas por 2 minutos para que mantenha uma textura cremosa. Desligue o fogo e acrescente o lapsang souchong. Mexa e reserve.

Sorvete

1. Coloque o leite, o açúcar, o arroz e o chá earl grey numa panela. Cozinhe até o arroz ficar “passado”. Se necessário, acrescente mais leite. Deixe esfriar.
2. Leve o arroz e o creme de leite ao liquidificador e bata até obter um creme liso e uniforme (ponto napê). Caso fique muito grosso, acrescente mais creme de leite.
3. Leve a mistura ao freezer por 15 minutos, depois leve à sorveteira. Quando estiver quase pronto, despeje o caramelo à mistura. 
4. Se não tiver sorveteira em casa, pode usar o creme de arroz como doce gelado (conservado sem o caramelo). Congele e bata até ficar cremoso na hora de servir, colocando o caramelo apenas no bowl de servir. Guarde no freezer.

 

Ficou com água na boca?