Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Struffoli com calda de mel

Doce clássico italiano de bolinhas fritas com calda de mel, receita da leitora Maria Lúcia Andreoli Pivato que foi preparada por Carole Crema

por Redação Paladar

A receita chamou nossa atenção, recebemos algumas versões de bolo de uísque, pedimos para a confeiteira Marilia Zylbersztajn escolher qual fazer. A receita da leitora Vera Machado levou a melhor. Tradição da família, é um bolo denso de frutas e castanhas umedecido em úsique. A dica é preparar o bolo antes e deixar ele embrulhado por vários dias para pegar mais sabor. Marilia deu a dica de usar uísque irlandês ou bourbon americano, que são mais aromáticos. Confira como preparar a receita. 

Preparo

1Peneire a farinha e misture-a com todos os ingredientes secos. Faça um furo no meio e quebre um ovo. Misture até desgrudar das mãos – caso esteja seco, adicione água às colheradas, aos poucos. Deixe a massa descansar coberta por meia hora. 
2Corte a massa e faça rolinhos como se fosse nhoque. Corte cada rolinho em pedaços pequenos de 1 a 2 cm e enrole formando uma bolinha (a massa cresce durante a fritura).  
3Frite, aos poucos, em óleo quente e escorra (chef sugere adicionar galho de alecrim no óleo).
4Calda: ferva o açúcar com água até o ponto fio. Desligue, junte o mel e a água de flor de laranjeira.
5Monte as bolinhas em uma travessa e regue com a calda.
 

Maria Lúcia Andreoli Pivato, de São Paulo, com sua filha Adriana Chade

Maria Lúcia Andreoli Pivato, de São Paulo, com sua filha Adriana Chade Foto: Acervo Pessoal

Ficou com água na boca?