Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Suflê básico de queijo fresco

Delicadíssimo, ele não só é fácil, como bem rápido de preparar

por Patricia Ferraz

Essa receita de família pode não ser igual à criada na França no século 18, que começa com um roux, a mistura de manteiga e farinha de trigo no fogo. Mas acaba de vez com a fama de difícil do suflê. Ele não só é fácil, como bem rápido. Você vai precisar de uns 15 minutos para preparar a base e mais uns 20 a 25 minutos de forno. 

Porém o suflê tem dois ou três caprichos que você precisa respeitar. O primeiro é bater as claras em neve bem firmes; o segundo é misturar com muita delicadeza as claras batidas com o creme de base do suflê, para não destruir a textura. E, por fim, resistir à tentação de ficar abrindo o forno para ver se ele está crescendo – vai crescer, a menos que você abra o forno e deixe entrar ar frio, o que reduz a temperatura e prejudica o crescimento. Mas prepare-se porque o suflê vai sair lindo e bem alto do forno, porém já vai murchar discretamente no trajeto até a mesa – se tirar do forno antes da hora ele vai desabar, por isso, deixe dourar a superfície. 

Suflê básico de queijo fresco 

Suflê básico de queijo fresco  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Eu gosto desse suflê de queijo fresco puro, é delicadíssimo. Mas, se preferir, use a mesma base para misturar outros ingredientes. Fica ótimo com milho verde (passe um pouquinho na manteiga com sal antes), cenoura ralada (crua), brócolis (cozido no vapor e bem picado) entre tantas outras possibilidades. 

Preparo

1Esmague o queijo num prato raso com a ajuda de um garfo. Reserve. 
2Misture as gemas, a manteiga, o leite, a farinha numa panelinha e mexa vigorosamente com um batedor de arame. Tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo e mexa até engrossar e formar um creme.
3Acrescente o queijo esmagado e mexa para derreter um pouco. Tire do fogo e reserve. Se for acrescentar outros ingredientes, como cenoura ou queijo, esse é o momento.
4Bata as claras em neve até estarem bem firmes.
5Misture, aos poucos, o creme de queijo às claras em neve, mexendo cuidadosamente, de baixo para cima da tigela, com uma espátula, para não prejudicar a textura esponjosa.
6Preaqueça o forno a 250ºC por 5 minutos
7Unte com manteiga um refratário redondo de bordas altas próprio para suflê (de aproximadamente 15 cm de diâmetro).
8Despeje o creme no refratário e leve ao forno para assar por 20 a 25 minutos até a superfície estar dourada.
9Tire do forno e sirva imediatamente como entrada ou como acompanhamento.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?