Paladar

Receitas

Receita

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Sugestão de ceia de Natal para mais de 20 pessoas

Confira ideias de receitas, da entrada à sobremesa, para uma ceia de Natal para famílias grandes

12 de dezembro de 2016 | 18:16 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

A ceia de Natal da chef Morena Leite, chef do Capim Santo e do Santinho, é colorida e tropical.

Foi pensada para as grandes famílias (alimenta bem um grupo de 20 pessoas) e não foge dos clássicos. É um cardápio grande, com muitas opções, inclusive para quem não gosta de peru. Confira as receitas abaixo. 

Confira dicas para adaptar o menu da ceia ao tamanho da sua família.

 

Salada de lentilha com cebola caramelizada

Não se assuste com a quantidade de ingredientes desta receita; é longa. O preparo, porém, é facílimo! Acompanhe o modo de fazer aqui

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Panacota de burrata com compota de tomate

Uma receita rápida de se preparar, esta panacota combina a burrata com o tomate, em compota. A panacota é feita no liquidificador. Já a compota leva mix de pimentas do reino e dedo-de-moça, gengibre e majericão. Confira a receita. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Salada de trigo com castanhas brasileiras

As saladas são coringa no cardápio da chef Morena Leite. Esta de trigo tem um preparo fácil. Tem um mix de castanhas, a de caju e do Pará. Leva também gengibre, geleia de uvaia e extrato de tomate. Confira como preparar. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Peru assado com farofa de limão e damasco

O clássico de Natal recebe uma roupagem tropical e colorida na receita da chef Morena Leite. O peru é assado com páprica doce, vinho branco, alho, louro, alecrim e tomilho. Recebe de acompanhamento uma farofa de limão com damasco. Aprenda a preparar.

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Bacalhau em natas

Nem todo mundo gosta de comer peru no Natal. Para esses convidados, aposte no bacalhau em nata. O peixe é preparado em lascas com mix de limões (tahiti, siciliano e cravo), manjericao, tomilho, salvia, gengibre e pimentas. O molho leva alho-poró, catupiry, batata, polvilho e parmesão ralado. Veja o passo a passo. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Legumes salteados

Uma pausa para a grande ceia. Este prato serve de acompanhamento e tem um preparo prático. A ervilha e a batata-doce roxa são branqueadas e depois colocadas em um recipiente com água fria e sal. O restante dos legumes (abóbora, cogumelo, tomate cereja) são salteados no azeite aquecido. Aprenda.

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Ravioli de tapioca

Uma alternativa às carnes e ao bacalhau. Esta massa leva recheio de queijo Serra da Canastra e tem mollho de ervas (manjericão, sálvia, tomilho, alecrim, salsinha). Confira o preparo. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Cheesecake de goiaba

A clássica sobremesa norte-americana ganha um toque de brasilidade com a goiaba. Como todos os cheesecakes, a receita é simples, mas precisa de um tempinho para ser executada. O creme deste leva ricota, ovos, leite condensado e goiabada cremosa. Confira a receita. 

Cheesecake de goiaba.

Cheesecake de goiaba. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Pudim de castanha-do-pará

Com ingredientes facéis de se encontrar, este pudim leva castanha-do-pará. A calda é simples, com açúcar e água, e o creme tem leite condensado, ovos e leite integral. Confira aqui. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Terrine de chocolate

Para a terceira opção de sobremesa, a chef sugere um terrine de chocolate meio amargo. E, como acompanhamento, uma geleia de frutas vermelhas. Uma receita fácil que exige um tempinho. Veja como fazer. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.