Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Surpresa de frutas secas e frescas

Receita de Natal enviada pela leitora Katia Rochenbach e preparada pela chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda

por Redação Paladar

Este aperitivo da leitora Katia Rockenbach é charmoso e diferente. Combina queijo de cabra cremoso com cerejas e figos e frutas secas temperados com alho e tomilho, servido acompanhados de torradinhas. Esse foi o último desafio de Helô Bacellar na ceia do Paladar e ela não só caprichou no preparo como elogiou a receita.

Katia é enfermeira e apaixonada por gastronomia, tem um projeto social em que recebe amigos em casa para jantares temáticos com a renda revertida para diferentes associações. A receita original da entrada foi criada pela sua tia, mas com Catupiry no lugar do queijo de cabra. Katia colocou os dotes em prática e deu um twist no prato.

Preparo

1Corte as frutas frescas e as secas. Reserve tudo separadamente.
2Coloque o azeite em uma frigideira, doure levemente o alho, sem deixar escurecer, e acrescente as frutas secas. Desligue o fogo e junte também as frutas frescas. Deixe incorporar o sabor.
3Ponha o queijo de cabra no prato de servir e disponha as frutas por cima. Finalize com as amêndoas e folhinhas de tomilho. 
4Sirva com torradinhas. (A chef fez as próprias torradinhas: corte pão sírio em quatro partes e leve ao forno com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino). 
 
Leitora Katia Rockenbach, de São Paulo

Leitora Katia Rockenbach, de São Paulo Foto: Acervo Pessoal

 

Ficou com água na boca?