Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tagliatelle com nozes e sálvia

O molho dessa massa tem três atributos valiosos: é fácil, rápido e delicioso

por Patrícia Ferraz

Embora seja uma ótima diversão para um dia de tempo de sobra e muita vontade de cozinhar, fazer a massa em casa está fora da minha realidade no dia a dia e imagino que da sua também. Tagliatelle que se preze deve ser fresco, porém eu usei, sem a menor culpa, um pacote de massa italiana industrializada para fazer esta receita do Yotam Ottolenghi e ficou ótima.

Este molho tem três atributos valiosos: é fácil, rápido e delicioso. A parte mais demorada do preparo é tostar as nozes para extrair os aromas e garantir a crocância – mas espere esfriar, antes de usar, senão elas amolecem de novo.

Preparo 

1Espalhe as nozes em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por 10 a 15 minutos, até tostar. Tire do forno, deixe esfriar e pique grosseiramente.
2Cozinhe a massa em abundante água fervente com sal. 
3Derreta a manteiga em uma frigideira grande (que comporte toda a massa no final da preparação) e adicione as folhas de sálvia. Frite por 1 ou 2 minutos, até a manteiga começar a ganhar cor.
4Ponha o creme de leite, as raspas de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe rapidamente, mexendo até o molho engrossar. Tire do fogo e reserve.
5Escorra a massa, reserve 2 colheres (sopa) da água da cocção.
6Aqueça o molho, junte a água do cozimento reservada, ponha a massa escorrida na panela com o molho, mexa bem. Acrescente o suco de limão, salpique o queijo parmesão ralado, a salsinha e as nozes tostadas. 
7Sirva em seguida.
 

 

Ficou com água na boca?