Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tapenade (pasta de azeitonas pretas)

Com mussarela de búfala, uma fatia de pão torrado e até tomates bem maduros, essa receita rende um ótimo aperitivo

por Patrícia Ferraz

É difícil decidir qual a melhor combinação para esta pasta perfumada de azeitonas pretas. Ela fica ótima com mussarela de búfala, sobre uma fatia de pão torrado, com tomates bem maduros ou com todos eles juntos. Na pizza, na focaccia, no sanduíche. Mas acho que uma das melhores e mais surpreendentes combinações da tapenade é com um prato de espaguete – o.k., um prato de espaguete combina com quase tudo, eu sei, mas experimente colocar umas colheradas de tapenade sobre ele. Simples, rápido e sublime.

Ah, e você pode prepará-la e guardar na geladeira, num pote de vidro tampado por duas ou três semanas. É só cobrir com uma camada de azeite. Depois de uns dias, fica ainda melhor.

Tapenade costuma ter bastante alho, prefiro com pouco, para que não encubra os outros sabores. E o ideal é usar azeitonas pretas grandes e carnudas, que são menos amargas.

Preparo

1Tire o caroço das azeitonas e ponha-as num processador.
2Junte no processador os demais ingredientes: alho, azeite, tomilho, alcaparras lavadas e escorridas, anchovas e rum. Bata, pulsando, até formar uma pasta rústica (não um creme homogêneo).

Ficou com água na boca?