Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Terrine de risoto

Uma maneira de aclimatar o risoto à milanesa a um dia de calor

por Patricia Ferraz

Esse enformado com jeito vintage é um risoto brincando de terrine. Na prática, é uma maneira de aclimatar o risoto à milanesa a um dia de calor. O preparo inicial do arroz é o clássico, com vinho branco, açafrão e caldo. A diferença é que, depois de pronto, você põe em uma fôrma retangular forrada com papel manteiga e assa por quinze minutos.

É preciso esperar esfriar para desenformar e a ideia é servir em temperatura ambiente, com uma carne fria ou salada de folhas. As ervilhas dão colorido ao prato e um contraste de sabor.

Terrine de risoto 

Terrine de risoto  Foto: Patrícia Ferraz; Cerâmica Muriqui Poesia

Preparo

1Ponha o caldo com o açafrão para ferver em uma panela pequena. 
2Derreta a manteiga com uma colher de azeite numa panela grande, refogue metade da cebola picada até murchar. 
3Acrescente o arroz de uma vez e cozinhe, mexendo, por dois ou três minutos. Adicione o vinho branco, espere evaporar (cozinhe mais uns 30 segundos), mexendo sem parar. 
4Ponha uma concha de caldo fervente na panela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, sem deixar secar. Vá colocando o caldo, aos poucos, mexendo, até o arroz estar cozido (aproximadamente 20 minutos). Tempere com sal e pimenta, desligue o fogo. 
5Forre com papel-manteiga uma fôrma de pão retangular, pincele um pouco de azeite, ponha o risotto, aperte delicadamente, nivelando a superfície.
6Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por 15 minutos. Tire do forno, deixe esfriar e desenforme.
7Refogue a cebola restante no azeite restante (2 colheres) em outra panela até murchar. Junte as ervilhas escorridas e cozinhe por dois ou três minutos. Tempere com sal e pimenta espere esfriar e espalhe na superfície. Sirva a terrine - decorada com as lascas de queijo - em temperatura ambiente com salada de folhas ou uma carne fria. 

 

Ficou com água na boca?