Paladar

Receitas

Receitas

DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO
DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tian provençal com anchovas

Esse assado faz uma refeição leve ou um bom acompanhamento para carnes e peixes

por Patrícia Ferraz

Esse simpático assado é um clássico da cozinha da região francesa da Provença. A bem sucedida parceria entre a berinjela, a abobrinha, o tomate e cebola se completa com as azeitonas pretas e os filés de anchova. Um prato fácil de fazer – e de comer –, cheio de sabor. O segredo é cortar as rodelas de berinjela e abobrinha com a mesma espessura. As cebolas, em rodelas bem fininhas, forram o fundo da travessa. Primeiro, os vegetais assam cobertos por papel-alumínio por uns 30 minutos, depois, por mais 10 a 15 minutos, descobertos. Esse assado faz uma refeição leve ou um bom acompanhamento para carnes e peixes.

1Lave e seque bem as berinjelas e as abobrinhas. Corte-as em rodelas de tamanho equivalente, para que assem ao mesmo tempo.
2Corte a cebola em rodelas finas e fatie o alho em lascas finas.
3Lave e seque os tomates e corte em fatias ou rodelas
4Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário que comporte facilmente os legumes e espalhe pelo fundo as rodelas de cebola e as lascas de alho.
5Faça uma camada de rodelas de berinjela, apoiando na lateral do refratário. Ao lado dela, faça uma camada de tomates e apoie nela uma camada de abobrinhas. Vá intercalando as camadas.
6Espalhe os filés de anchova e as azeitonas sobre os legumes. 
7Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
8Regue com bastante azeite.
9Cubra o refratário com uma folha de papel-alumínio.
10Asse em forno baixo, preaquecido, por aproximadamente 30 a 35 minutos, até amolecer os legumes. Tire o papel e asse mais um pouco. 
11Tire do forno, regue com mais azeite, se necessário. Sirva quente ou em temperatura ambiente, como acompanhamento. 

 

Ficou com água na boca?