Paladar

Receitas

Receitas

DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO
DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tian provençal com anchovas

Esse assado faz uma refeição leve ou um bom acompanhamento para carnes e peixes

por Patrícia Ferraz

Esse simpático assado é um clássico da cozinha da região francesa da Provença. A bem sucedida parceria entre a berinjela, a abobrinha, o tomate e cebola se completa com as azeitonas pretas e os filés de anchova. Um prato fácil de fazer – e de comer –, cheio de sabor. O segredo é cortar as rodelas de berinjela e abobrinha com a mesma espessura. As cebolas, em rodelas bem fininhas, forram o fundo da travessa. Primeiro, os vegetais assam cobertos por papel-alumínio por uns 30 minutos, depois, por mais 10 a 15 minutos, descobertos. Esse assado faz uma refeição leve ou um bom acompanhamento para carnes e peixes.

1Lave e seque bem as berinjelas e as abobrinhas. Corte-as em rodelas de tamanho equivalente, para que assem ao mesmo tempo.
2Corte a cebola em rodelas finas e fatie o alho em lascas finas.
3Lave e seque os tomates e corte em fatias ou rodelas
4Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário que comporte facilmente os legumes e espalhe pelo fundo as rodelas de cebola e as lascas de alho.
5Faça uma camada de rodelas de berinjela, apoiando na lateral do refratário. Ao lado dela, faça uma camada de tomates e apoie nela uma camada de abobrinhas. Vá intercalando as camadas.
6Espalhe os filés de anchova e as azeitonas sobre os legumes. 
7Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
8Regue com bastante azeite.
9Cubra o refratário com uma folha de papel-alumínio.
10Asse em forno baixo, preaquecido, por aproximadamente 30 a 35 minutos, até amolecer os legumes. Tire o papel e asse mais um pouco. 
11Tire do forno, regue com mais azeite, se necessário. Sirva quente ou em temperatura ambiente, como acompanhamento. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?