Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tiramisù de limoncello

Uma variação surpreendente doce italiano, feita com o licor de limão-siciliano

por Patrícia Ferraz

Já tinha visto variações de tiramisù com biscoito de amaretto em vez de bolacha champanhe; com ricota e creme de leite no lugar do mascarpone – alla siciliana –; e até sem biscoito, como algumas versões da Emilia Romagna. Alguns muito bons, porém não chegavam perto do tradicional, com biscoito champanhe, mascarpone, café e cacau em pó. Mas encontrei uma versão capaz de rivalizar no Il Libro del Tiramisù, publicado na Itália, em março (LT Muitimedia, sem edição no Brasil). É o tiramisù de limoncello.

Se você não tiver o limoncello, faça em casa. Clique aqui para ver a receita. Mas vai precisar de paciência: o licor precisa uns dias de descanso na garrafa.

+ 'Paladar' e Les Gourmands: menu italiano

Preparo

1Bata o creme de leite fresco até fazer chantilly. Misture o açúcar, o mascarpone, metade das raspas de limão e metade do licor (50 ml). Bata levemente.
2Num prato fundo, ponha o leite e o licor restante e embeba os biscoitos.
3Faça uma camada de biscoitos no fundo do recipiente de servir. Por cima, uma camada do creme de mascarpone. E outra de biscoito. Por último, faça uma camada de creme. Cubra com filme plástico e leve para gelar por pelo menos duas horas.
4Antes de servir, espalhe as lâminas de amêndoa, as raspas de limão e a hortelã.

Ficou com água na boca?