Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tiramisù de pão de ló e laranja

Receita troca os biscoitos champanhe pelo bolo e o café pelo suco da fruta; confira o passo a passo

por Patrícia Ferraz

Mais leve e fresca, receita leva creme de mascarpone com chantilly.

Mais leve e fresca, receita leva creme de mascarpone com chantilly. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Tradicionalmente, a base do tiramisù é o biscoito champanhe, que os italianos chamam de savoiardi (a receita original leva também mascarpone, café, açúcar e rum e você encontra no site do Paladar). Mas essa sobremesa italiana para comer de colher inspira diversas combinações. Esta leva pão de ló, em vez do biscoito. Usei suco de laranja no lugar do café e misturei chantilly ao mascarpone, para deixar o creme mais leve. Talvez o resultado esteja mais para o trifle, inglês, do que para o tiramisù... mas o que importa é que ficou muito delicado, uma delícia.

Preparo

1Bata o creme de leite até o ponto de chantilly, acrescente o açúcar e as gotas de baunilha e misture delicadamente. Divida em duas partes.
2Misture uma parte do chantilly ao mascarpone. Reserve a outra parte.
3Corte o bolo em fatias (de uns 2 cm mais ou menos).
4Ponha o rum e o suco de laranja em um prato fundo.
5Embeba as fatias de bolo, uma a uma, na mistura de rum e laranja. Faça isso rapidamente e com cuidado, porque o bolo absorve muito líquido.
6Forre uma taça grande ou vasilha com uma camada de bolo. Espalhe por cima uma camada de mascarpone com chantilly. Repita até usar todo o bolo. Por último, faça uma camada com o creme chantilly restante, cubra com um filme plástico e deixe na geladeira. Na hora de servir, espalhe as lascas de amêndoas.

 

Ficou com água na boca?