Paladar

Receitas

Receitas

Evan Sung|NYT
Evan Sung|NYT

Tomate chamuscado com ovo, anchova e croutons

Na chama, o tomate ganha um sabor levemente defumado sem perder a suculência; essa receita rende uma entrada ou acompanhamento muito interessante, com diferentes sabores e texturas

por Eric Asimov

The New York Times

Se estiver fazendo churrasco, por que não dar uma chamuscada no tomate para transformá-lo em antepasto servido à temperatura ambiente ou acompanhamento? A grelha dá ao fruto um sabor levemente defumado sem cozinhá-lo demais. Cubra com um vinagrete à base de mostarda e alho e sirva acompanhado de ovos cozidos, filés de anchova e croutons. E o prazer de degustar um pouco de cada elemento na mesma garfada é indescritível.

Três receitas rápidas e saborosas com tomate

Preparo 

1Prepare os croutons: aqueça o forno a 170° C. Coloque os cubos de pão em uma tigela, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem. Despeje sobre uma assadeira, em camada única, e asse, sem tampa, de 5 a 10 minutos ou até ficar dourado. Reserve e deixe esfriar. Quando frio, parta em pedaços grosseiros.
2Faça o vinagrete: ponha o alho em uma tigelinha com o vinagre, a mostarda e uma pitada de sal. Misture com 60 ml de azeite. Reserve.
3Prepare a grelha ou acenda o forno e selecione a função "grill". Corte os tomates maiores em fatias de 2,5 cm e deixe os menores inteiros. Coloque na parte mais quente da grelha e deixe tostar por cerca de 3 minutos se estiver no forno ou, na churrasqueira, aproxime a forma o mais perto possível das chamas. Os tomates devem continuar firmes.
4Distribua o tomate e os ovos em uma travessa ou divida entre quatro pratos. Polvilhe sal de leve e, por cima, coloque uma colherada de molho. Disponha os filés de anchova sobre os ovos e acrescente uma porção generosa de croutons. Decore com manjericão, salsa e pimenta vermelha moída.

 

  Foto: Evan Sung|NYT

Ficou com água na boca?