Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Torta de abóbora e couve

O recheio de abóbora, couve e queijo gruyère é bem fácil de fazer e fica leve e delicioso

por Patrícia Ferraz

A receita desta torta é da Anna Jones, ex-ajudante de Jamie Oliver, autora de Um jeito moderno de comer (Ed. Alaúde), um livro cheio de boas ideias. A fórmula original é mais natureba, leva uma mistura de farinha de trigo e farinha integral ou espelta. Usei a farinha de trigo comum.

O recheio de abóbora, couve e queijo gruyère é bem fácil de fazer e fica leve e delicioso. Você pode usar queijo da Canastra (ralado grosso) ou outro queijo que preferir. 

 Preparo

Massa:
1Ponha a farinha num processador, tempere com sal, junte a manteiga e bata no modo pulsar. (Se preferir fazer manualmente, ponha a farinha e a manteiga numa vasilha grande e mexa com as mãos até fazer uma farofa grossa).
2Adicione a água, colher por colher, mexendo a cada vez, até formar uma pasta homogênea.
3Faça uma bola com a massa, enrole num filme plástico e leve à geladeira por meia hora.
4Quando a massa estiver fria, abra-a com um rolo e forre uma assadeira de quiche de 24 cm (de fundo removível e bordas baixas).
5Preaqueça o forno a 180ºC.
6Cubra a massa com papel-manteiga e ponha um peso (feijões crus) sobre ela.
7Asse a massa coberta por 15 minutos, depois tire o papel e o peso e volte a massa descoberta ao forno por mais 10 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.
Recheio:
1Ponha o azeite em uma frigideira e refogue a cebola até estar macia, junte a abóbora ralada (ou esmagada) e refogue por dez minutos. Junte a couve fatiada, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos. Tire do fogo e deixe esfriar.
2Quebre os ovos em uma vasilha a parte e misture bem, adicione o leite, tempere com sal e pimenta, noz-moscada e o queijo ralado. Mexa bem para misturar tudo.
3Junte a mistura de ovos à abóbora refogada e já fria, misture tudo muito bem para formar um recheio homogêneo.
Torta:   
1Despeje o recheio de abóbora, couve e queijo sobre a massa de torta já assada e já fria.
2Leve ao forno preaquecido e asse a 180ºC por aproximadamente 30 minutos, ou até o recheio estar dourado e levemente firme.
3Tire do forno, desenforme e sirva quente ou em temperatura ambiente, acompanhada de salada de folhas.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?