Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Torta de chocolate de Nayla

Esta torta de chocolate amargo é perfeita para a Páscoa: muito boa, rápida e fácil

por Patrícia Ferraz

Sou daquelas que acha que chocolate nunca é demais, especialmente na Páscoa, por isso escolhi esta torta como sugestão de sobremesa para o almoço de domingo. Ela é deliciosa, pouco doce, fácil e rápida de fazer – você só vai precisar de tempo: duas horas para deixar a massa na geladeira e mais uma hora para a torta pronta na geladeira, antes de servir. Não custa lembrar que, quanto melhor a qualidade do chocolate, melhor vai ficar a torta. Usei chocolate belga 70% cacau. Se preferir, use chocolate ao leite. Fica ótimo também.

A receita, chamada de torta de Nayla, está na Larousse do Chocolate (Larousse, 2005) e é de autoria de uma confeiteira libanesa. Esta publicação é assinada por um dos grandes confeiteiros do momento, o francês Pierre Hermé. É um dos meus livros preferidos sobre chocolate, trata desde a história, as variedades de cacau, os terroirs até partes do processo como temperagem, moldagem, etc. Tudo isso precede uma belíssima seleção de receitas de bolos, tortas, musses, bebidas e outras. Pensando bem, o livro vale também como sugestão de presente de Páscoa.

Preparo

Massa:

1Peneire a farinha e o cacau juntos e reserve.
 
2Bata a manteiga na batedeira até ficar pastosa, adicione o açúcar e bata até obter uma mistura uniforme. 
 
3Adicione a farinha e o cacau e bata. Tire da batedeira e, com as mãos, forme uma bola. Enrole em filme plástico e deixe na geladeira por duas horas.

Ganache:

1Pique o chocolate e ponha numa tigela grande.
 
2Leve o creme de leite ao fogo até ferver. Despeje sobre o chocolate e espere cinco minutos antes de misturar.
 
3Bata a manteiga até ficar cremosa e reserve.
 
4Misture o chocolate e o creme de leite até obter um creme homogêneo. Junte a manteiga e mexa com cuidado até incorporá-la. Reserve a ganache em temperatura ambiente.

Montagem:

1Forre uma assadeira com papel manteiga. Ponha sobre ela um aro de metal de mais ou menos 26 cm de diâmetro, com as bordas já untadas.
 
2Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até a espessura de aproximadamente 7mm e forre com ela o interior do aro de metal untado. Espete várias vezes com um garfo. Deixe descansar 30 minutos na geladeira.
 
3Tire a massa da geladeira, cubra com papel manteiga, ponha feijões por cima e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. 
 
4Tire a massa do forno, retire o papel manteiga, desenforme e espere esfriar.
 
5Espalhe a ganache sobre a torta. Deixe gelar por pelo menos 30 minutos e sirva.

 

Ficou com água na boca?