Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Torta de cogumelos com creme de queijo

Receita d'A Torteria, que combina gruyère, cream cheese e parmesão, é fácil de reproduzir em casa; confira os truques do chef

por Patrícia Ferraz

Torta de cogumelos, alho-poró e creme de queijos.

Torta de cogumelos, alho-poró e creme de queijos. Foto: Fernando Martins

Foi paixão à primeira mordida: essa galette de cogumelos com alho poró e creme de queijos fez parte de uma edição especial d'A Torteria. Gostei tanto que pedi a receita. O dono da casa, Fernando Martins, gentilmente enviou a receita e suas dicas de preparo.

Preparo

Massa

1Peneire a farinha com o sal em uma vasilha e junte a manteiga em cubinhos. Misture com as pontas dos dedos para fazer uma farofa. Acrescente o ovo e uma colher (sopa) de água fria. Misture delicadamente até obter uma massa homogênea -- abra a massa no disco removível da assadeira, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por meia hora.

Recheio

1Aqueça o azeite e a manteiga em uma frigideira, acrescente a cebola, refogue, junte o alho e refogue por um minuto. Ponha os cogumelos e as ervas e refogue por alguns minutos, acrescente o vinho e deixe evaporar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Tire do fogo e reserve.
2Refogue o alho-poró em outra frigideira com azeite por dois minutos em seguida cozinhe ponha um pouco de água (2 ou 3 colheres) e cozinhe até ficar macio. Se precisar, ponha mais água. Tempere com sal e pimenta a gosto. Tire do fogo e reserve.

Creme de queijo

1Ponha a manteiga e a farinha em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo, mexendo. Cozinhe por uns 5 minutos. Acrescente o leite, misturando rapidamente para não empelotar (se acontecer, é só passar pela peneira e devolver à panela).
2Ponha a folha de louro, o cream-cheese e bata até ficar lisinho, acrescente os queijos ralados, mexa bem e tire do fogo. Cubra imediatamente com filme plástico (encostado ao molho para não respingar) e deixe esfriar.

Finalização

1Tire a massa da geladeira, espalhe uma boa quantidade de creme de queijo pela superfície, cubra com os cogumelos e o alho-poró.
2Dobre as bordas da massa, de um jeito rústico, pincele as bordas com ovo batido e espalhe um pouco de queijo parmesão
3Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por 35 a 40 minutos, ou até dourar a massa.

 

Ficou com água na boca?