Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Torta de queijo basca

Parente do cheesecake, esta torta espanhola é menos doce e mais cremosa

por Patrícia Ferraz

Dizem que a melhor torta de queijo da Espanha é a do bar de tapas La Vinã, em San Sebastian. Com seu balcão repleto de pintxos, como os bascos chamam as tapas, este bar localizado no casco viejo, a parte histórica da cidade, vivia apinhado antes da pandemia. Aos costumes, os clientes comiam e bebiam de pé ao redor do balcão e na calçada e encerravam o programa com uma fatia da famosa tarta de queso.

A torta de queijo basca é mais cremosa e menos doce que o cheesecake norte-americano.

A torta de queijo basca é mais cremosa e menos doce que o cheesecake norte-americano. Foto: Ellen Silverman/The New York Times

As tortas com a superfície tostadinha, quase queimada, ficam nas formas, expostas em prateleiras e vão sendo desenformadas conforme os pedidos. Elas têm parentesco evidente com o cheesecake americano, mas são mais cremosas, menos doces e não levam cobertura.

A preparação é bem fácil. Um aviso: a torta sai alta do forno, lembrando um suflê, mas murcha conforme esfria. É assim mesmo.

Preparo

1Corte dois pedaços de papel manteiga para forrar uma forma redonda de fundo removível, calculando para sobrar papel para fora da forma. Molhe o papel, aperte levemente e estique, com muito cuidado para não rasgar. Forre a forma com o papel molhado, deixando maior nas laterais.
2Bata o cream cheese e o açúcar (de preferência use a pá da batedeira, mais resistente que o globo) até misturar bem, acrescente os ovos, um a um, sem parar de bater..
3Acrescente o creme de leite, sem parar de bater. Se for usar a baunilha e as raspas de limão (opcionais), adicione neste momento.
4Junte a farinha de trigo peneirada. Bata mais um pouco.
5Preaqueça o forno
6Despeje a massa na forma forrada com papel molhado e asse a 180º (forno bem baixo) por aproximadamente 50 minutos. Depois de 30 minutos, vá acompanhando a cor da superfície. Tire do forno quando estiver dourada. Deixe esfriar antes de desenformar.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?