Aprenda a preparar uma receita simples e saborosa de torta de queijo, ideal para compartilhar
por Patrícia Ferraz
Não conheço torta de queijo melhor e mais fácil de fazer que esta do Gula Gula. O restaurante carioca está completando 35 anos – nasceu pequeno no Leblon, hoje é uma rede com 18 lojas e se prepara para desembarcar em São Paulo.
Essa receita virou um clássico na minha casa desde que foi publicada no livro Gula Gula – Comida bossa-nova, editado pelo Senac-Rio, em 2002. Fiz uma única adaptação: a receita original combina ricota e queijo minas fresco. Uso apenas queijo – se quiser fazer a original, divida ao meio a quantidade de queijo e inclua igual quantidade de ricota.
Preparo
1Corte a manteiga em cubos e ponha numa vasilha funda. Junte o ovo, a farinha, o sal e o fermento. Misture com as mãos até formar uma massa homogênea.
2Forre com a massa os fundos e as laterais de uma fôrma redonda de 30 cm de diâmetro e fundo removível (não precisa untar). Ponha a fôrma com a massa num saco plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
3Bata os ingredientes do recheio no liquidificador até obter um creme grosso e homogêneo.
4Tire a fôrma da geladeira, tire do saco plástico e cubra a massa com papel manteiga. Ponha um peso sobre a massa (feijões crus ou bolinhas de cerâmica para impedir a massa de crescer).
5Asse em forno preaquecido a 220°C por 30 minutos. Tire do forno, tire o papel e o peso. Despeje o recheio sobre a massa e asse por mais 25 minutos aproximadamente até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Tortas salgadas para fazer nas férias
1 de 8
Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Torta de cogumelos
Saber fazer uma boa torta salgada é uma daquelas habilidades que podem te salvar na cozinha. Elas são versáteis e se encaixam bem nos às vezes confusos horários de férias de verão. Podem ser servidas quentes ou em temperatura ambiente e, se acompanhadas de uma salada verde, viram uma ótima refeição. Ou servem como acompanhamento para outros pratos. Esta de cogumelos vai bem servida quente ou em temperatura ambiente. Veja a receita.
Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Torta toscana
Esta torta faz a festa todo início de verão, no vilarejo de Buggiano, na Toscana. Leva tomates, anchova e parmesão. A original leva massa comum, mas usamos massa folhada pronta e a receita, que já era fácil e espetacular, ficou rápida. Saiba como fazer.
Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Torta rústica
Massa fácil de fazer e recheio com os vegetais que tiver à mão: esses são os trunfos dessa torta, que é coroada com queijo de cabra. Vale a pena tentar em casa. Veja como fazer.
Foto: Epitácio Pessoa/Estadão
Torta de cebola
Simples e fácil, esta receita tem a vantagem de não desafiar os dotes culinários nem mesmo de um principiante, além de ser leve e muito saborosa. Outra vantagem é que ela pode ser preparada pela manhã para ser servida à noite. Veja a receita.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Torta de carne-seca com queijo coalho
Receita de Fernando Martins, da Torteria, tem massa douradinha e recheio muito bem temperado - mas fácil de fazer. Confira a receita.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Flamiche de queijo gruyère e alho-poró
Uma especialidade do norte da França, essa torta tem recheio feito com uma mistura de queijo gruyère, presunto, ovos e alho-poró. Veja a receita.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Torta de palmito pupunha
Além de palmito pupunha, o recheio dessa torta leva ainda queijo meia-cura, catupiry e creme de leite fresco. A textura fica incrível. Saiba como fazer em casa.
Foto: Roberto Seba/Estadão
Torta de queijo de cabra e figo
Para quem gosta de impressionar, essa torta criada pelas chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão vai bem sozinha ou como parte de uma refeição maior, acompanhando um prato de carne. Veja a receita.