Paladar

Receitas

Receitas

Evan Sung
Evan Sung

Torta de tomate com mussarela fresca e anchova

Uma receita fácil para aproveitar os tomates maduros da safra

por Eric Asimov

The New York Times

Esta torta de tomate com mussarela e anchova é fácil de fazer. Tem o apelo da pizza, mas não precisa ser levada ao forno alto, nem ser servida estalando de quente. Na verdade, eu prefiro saboreá-la à temperatura ambiente. A massa é feita com azeite em vez de manteiga, o que a deixa crocante. Se quiser uma versão mais incrementada, use massa folhada.

+ Três receitas rápidas e saborosas com tomate 

Preparo 

1

Para a massa: coloque a farinha e 1/2 colher (chá) de sal em uma tigela. Junte os 60 ml de azeite, o ovo e 60 ml de água fria e misture com as mãos para obter uma massa macia. Se ficar meio seca, adicione mais água, 1 colher (sopa) por vez. Abra no formato mais ou menos de um retângulo, embrulhe em filme e leve à geladeira por meia hora.

2Aqueça o forno a 200°C. Em superfície enfarinhada, divida a massa ao meio. Abra uma das metades com o rolo até obter um retângulo de aproximadamente 23x30 cm (reserve o segundo pedaço para uso futuro ou faça uma segunda torta).
3Em uma tigelinha, combine 2 colheres (sopa) de azeite e o alho. Acomode a massa aberta em uma assadeira ligeiramente untada e espalhe a mistura por cima; a seguir, espalhe a cebola. Disponha as fatias por cima, em uma única camada, sem exagero, polvilhando com um pouquinho de sal e pimenta. Cubra os tomates com pedaços do queijo também em uma única camada. Se usar as azeitonas e a alcaparra, alterne as duas aqui e ali. Por último, espalhe os filés de anchova.
4Asse por 6 minutos na grade inferior do forno e só depois transfira para a superior por mais 6 ou até que esteja dourada. Deixe amornar e corte em quadrados. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

 

  Foto: Evan Sung|NYT

Ficou com água na boca?