Paladar

Receitas

Receitas

Tostada de boursin com salmão gravlax

Caprichada, receita é incrementada com supremes de laranja em calda para balancear a acidez do queijo

por Redação Paladar

A chef e pesquisadora Aline Guedes sugere essa torradinha de boursin com salmão gravlax, dill, supremes de laranja em calda e tomatinhos confitados para servir de entrada nas festas de fim de ano. Confira a receita.

Tostadas de salmão gravlax, boursin e laranja em calda.

Tostadas de salmão gravlax, boursin e laranja em calda. Foto: Aline Guedes

Preparo

1Comece pelo salmão: em uma tigela, misture açúcar, sal e pimenta-do-reino em grãos.
2Retire as espinhas do filé de salmão, coloque-o sobre uma camada de filme plástico com a pele para baixo e, sobre a carne, despeje a mistura de sal, açúcar e pimenta de forma que fique em toda a extensão do filé, acrescentando os ramos de dill.
3Enrole o filé no filme plástico, garantindo que fique totalmente fechado, faça pequenas incisões no filme e leve o filé para gelar sobre uma grade com uma assadeira embaixo, para que escorra o líquido que se formará da cura. Ele precisa de no mínimo 2 dias de cura. Então, pode ser fatiado finamente para servir.
4Faça os tomates confitados: em uma panela, coloque os tomatinhos com azeite suficiente para cobri-los, sal e pimenta-do-reino. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Reserve.
5Prepare os supremes: em uma panela, faça uma calda com o açúcar e água suficiente apenas para diluí-lo. Coloque os supremes de laranja e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. Reserve. 
6Tempere o boursin com sal, pimenta-do-reino, azeite extra virgem e folhas levemente picadas de dill.
7Corte a baguete em fatias e as toste levemente. Reserve.
8Monte as tostadas: sobre as torradas de pão italiano, coloque uma generosa colherada do boursin temperado, acrescente as fatias finas de gravlax enroladas levemente, os supremes de laranja e um pouco da calda e os tomates confitados. Finalize com um fio de azeite, salsa crespa e uma pitada de flor de sal. 

 

Ficou com água na boca?