Paladar

Receitas

Receita

Evan Sung|NYT
Evan Sung|NYT

Três receitas rápidas e saborosas com tomate

Para aproveitar os frutos maduros e suculentos da temporada, reunimos três receitas de Eric Asimov, do NYT; tem tomate na torta, na massa e até na grelha

22 de janeiro de 2018 | 19:40 por Redação Paladar

Estamos quase no fim da temporada de tomate. Os frutos estão maduros e suculentos, em toda a sua glória. Em épocas assim bom mesmo é aproveitá-los como vieram ao mundo, para aproveitar o sabor, a textura e o frescor. Rodelas ou fatias grossas, um pouco de sal, um pouco de pimenta (só se você quiser) e umas gotinhas de azeite fazem a mágica.

Eric Asimov, colunista de vinhos do The New York Times é grande apreciador de tomates. Escreve apaixonado sobre eles: "Vamos repetir a experiência veranil visceral de morder um tomate recém-colhido, firme, mas maduro, que nunca foi refrigerado. Na minha casa, comemos tomate das mais variadas formas, em todas as refeições. Os cerejas, tão maravilhosamente coloridos, eu deixo em uma tigela enorme cheia deles na mesa da cozinha. É difícil passar por ali sem roubar uns dois ou três, como se estivesse beliscando uvas ou morangos suculentos."

É tempo de tomate!

É tempo de tomate! Foto: Evan Sung|NYT

Aproveitando a safra, o Paladar reuniu três receitas fáceis e saborosas publicadas por Asimov no jornal para quem já cansou da mesmice da salada, mas ainda quer aproveitar o frescor da temporada. Em todas elas, o tomate é o protagonista. E um outro ingrediente aparece no trio de pratos, mas como coadjuvante: a anchova. O próprio colunista avisa: "É claro que você pode deixá-la de lado, mas seria uma pena. Permita que a combinação tomate-anchova o seduza, como um bom tango."

O peixe em conserva casa muito bem com o tomate (especialmente os bem maduros mais adocicados). Mais do que sal, os filezinhos oferecem sabor e complexidade a molhos e saladas. Asimov ensina: "prefira a anchova embalada em óleo de origem espanhola, francesa (do sul) ou italiana. A versão inteira, coberta em sal, precisa ser lavada rapidamente em água morna e limpa com papel toalha, para tirar o excesso de umidade. Essas têm uma textura excelente e geralmente são mais suaves que as em conserva." 

Confira abaixo as receitas, que de tão versáteis podem ser servidas como entrada, prato principal ou acompanhamento: 

1. Torta de tomate com muçarela fresca e anchova

Fácil de fazer, essa torta tem o apelo da pizza, mas não precisa ser levada ao forno alto, nem ser servida estalando de quente. Na verdade, ela fica ainda melhor em temperatura ambiente. A massa é feita com azeite em vez de manteiga, o que a deixa crocante. Veja como fazer. 

Torta de tomate.

Torta de tomate. Foto: Evan Sung/NYT

2. Pasta fredda com tomate cereja, anchovas e ervas

Essa salada de massa é a opção perfeita para um dia calorento: basta cortar uma pilha de tomate cereja ao meio e temperá-la com anchovas, alho, cebola roxa, azeite e um tiquinho de vinagre. Manjericão, manjerona e salsa são as melhores opções entre as ervas aromáticas. Se quiser, prepare a mistura com antecedência (os sabores vão ficando mais concentrados), mas espere para cozinhar o macarrão só na hora de servir. Veja como fazer. 

 

  Foto: Evan Sung|NYT

3. Tomate chamuscado com ovo, anchova e croutons

A grelha dá aos tomates um sabor levemente defumado sem cozinhá-lo demais. Cubra-os com um vinagrete à base de mostarda e alho e sirva acompanhado de ovos cozidos, filés de anchova e croutons. "O prazer de degustar um pouco de cada elemento na mesma garfada é indescritível." Veja como fazer. 

 

  Foto: Evan Sung|NYT