Paladar

Receitas

Receita

Sérgio Castro|Estadão
Sérgio Castro|Estadão

Use a rúcula em massas, saladas, sanduíches e pestos

Aproveite que ela está bonita na feira e aprenda sete receitas com a folha

27 fevereiro 2018 | 18:27 por Redação Paladar

Ela está verdejante nas feiras. De verde profundo, amarga, até refrescante. A rúcula é ótima comida crua, em saladas, mas também vai bem quente em torradas e massas. Cria sanduíches interessantes, dá textura e sabor ao cuscuz. E rende um pesto incrível, a salvação para o finalzinho do maço que sobrou na geladeira. Confira a nossa seleção de receitas:   

 

1. Cuscuz verde

Mesmo que você não seja fã de cuscuz, dê uma chance a esta receita – os grânulos de sêmola são misturados a um pesto de ervas, o que deixa a base do prato muito saborosa. Além disso, ele leva cebola, pistache, feta e rúcula. É ideia do chef Yottam Ottolenghi, chef fascinado por legumes e verduras. Confira a receita.   

Cuscuz verde. 

Cuscuz verde.  Foto: Alex Silva/Estadão

Ficou com água na boca?

 

2. Salada de abóbora com queijo de cabra

Para virar uma linda salada, a rúcula só precisa de um bom molho, nada mais. Mas, se você quiser criar uma salada que é uma refeição completa, com diferentes sabores e texturas, aposte nessa receita do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Ela leva rúcula, abóbora, queijo de cabra, tomate cereja, castanha de caju e vinagrete de limões. Veja como fazer.  

Salada de abóbora com queijo de cabra.

Salada de abóbora com queijo de cabra. Foto: Sérgio Castro/Estadão

 

3. Tramezzino de abobrinha, queijo de cabra e rúcula

Esse é um sanduíche italiano e nacionalista. É que para substituir os sanduíches ingleses nos cafés, os italianos inventaram versão própria. É servido frio em pão branco e o recheio varia com a região. Aqui, usamos abobrinha, queijo de cabra e rúcula

Tramezzino de abobrinha, queijo de cabra e rúcula.

Tramezzino de abobrinha, queijo de cabra e rúcula. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

4. Fusilli com rúcula, aspargo e ricota

Quer um jantar rápido, interessante e saboroso? Essa é uma receita perfeita. O macarrão parafuso cozinha rápido e pede pouca água no cozimento. Rúcula, aspargos e ricota fresca formam o molho. Queijo ralado dá o toque final. Veja como fazer

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

5. Torrada com tomate assado, rúcula e queijo feta

Essa é uma das receitas “limpa geladeira”. Os tomates que estão no fundo da gaveta vão para o forno, onde ganham doçura e muito sabor. A rúcula da salada de ontem forra a torrada. O queijo que você tiver à mão completa a festa. Veja como fazer esse belo aperitivo

 

  Foto: Rikki Snyder|The New York Times

 

6. Pesto de rúcula, hortelã e gorgonzola

Fazer pesto é uma dessas habilidades que muda o seu jeito de cozinhar. Tudo vira pesto. E nunca mais folha nenhuma vai morrer dentro da sua geladeira. Faça pesto! Ele serve como molho para massas, saladas, carnes e torradas. Aqui, o pesto de rúcula leva ainda hortelã, pelo frescor, e gorgonzola, pela intensidade. Veja como fazer.   

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

7. Pesto de rúcula, manjericão e azeitonas

Mais uma versão do pesto, agora servido com nhoque de inhame, peras e nozes. O pesto é feito com avelãs e queijo grana padano, mas pode usar nozes ou castanha-do-pará e parmesão ou um queijo minas bem curado. Aprenda a fazer em casa.  

Nhoque de inhame com pesto de rúcula, manjericão e azeitonas.

Nhoque de inhame com pesto de rúcula, manjericão e azeitonas. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

SAIBA MAIS: