Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Vegetais assados incrivelmente saborosos

Receita serve como acompanhamento, ou faz as vezes de segundo prato, depois de um cappelletti in brodo ou um prato de espaguete

por Patrícia Ferraz

Caldo de carne e vinagre de Jerez dão um toque especial à receita.

Caldo de carne e vinagre de Jerez dão um toque especial à receita. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Os minivegetais são assados com bastante tomilho, azeite, sal e pimenta. Mas esse é só o ponto de partida para um prato incrivelmente saboroso. Depois do forno, eles vão para a panela com cogumelos refogados na manteiga. E cozinham em um pouco de caldo com um toque de vinagre de Jerez, os dois ingredientes que fazem a diferença no sabor. Para finalizar, um punhado de estragão fresco. Servem como acompanhamento, ou fazem as vezes de segundo prato, depois de uma tigela de cappelletti in brodo ou um prato de espaguete. Experimente.

Preparo

1Cozinhe as cebolas por dois minutos em uma panela com água fervente e uma colher (sopa) de sal. Escorra, passe na água corrente para esfriar e descasque (corte as extremidades e puxe a casca).
2Lave e seque as minicenouras.
3Forre duas assadeiras com papel próprio para assar, ponha as cenouras em uma e as cebolas na outra. Tempere com sal, pimenta, azeite e ramos de tomilho.
4Leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos até dourar.
5Lave e seque os cogumelos. Tire os talos do shiitake e corte o chapéu em quatro partes. Corte o cogumelo paris em fatias grossas.
6Derreta a manteiga em uma frigideira grande, refogue os cogumelos até murcharem. Tempere com sal e pimenta e junte os vegetais assados.
7Ponha o caldo de carne e o vinagre na frigideira com os vegetais, mexa para misturar, acrescente o estragão picado e deixe cozinhar até evaporar os líquidos. Prove e ajuste os temperos, se necessário. Sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?