Paladar

Receitas

Receitas

Vegetais com farofa à siciliana

Berinjela, alcachofra, tomate e pimentão assados e recheados com uma farofa de pão rústica e saborosa

por Redação Paladar

Uma receita simples, rústica e cheia de sabor. O segredo? A farofa de pão molhadinha e temperada com aliche, passas, ervas e  raspas de limão-siciliano. Além de sabor, ela dá textura aos vegetais.

A receita é da chef Ana Soares, da Mesa III, e vale servir tanto em travessas grandes como uma entrada quente, ou como salada em temperatura ambiente acompanahda de folhas de rúcula. 

Vegetais com farofa à siciliana

Vegetais com farofa à siciliana Foto: Codo Meletti/Estadão

Preparo

1Corte as berinjelas em 3 rodelas (aproximadamente 2 cm de espessura). Pulverize com sal e deixar descansar por 20 minutos para suar. Enxugue com papel toalha e reserve.
2Corte os tomates ao meio longitudinalmente, retire os talos e as sementes e reserve.
3Corte os pimentões em três partes no sentindo do comprimento, retire as sementes e corte, novamente, ao meio (triângulos). Reserve. 
4Ferva uma panela com água com sal e uma pitada de açúcar e passe rapidamente as alcachofras pela água. Logo em seguida, coloque uma tigela com água e gelo. Reserve.
5Leve ao forno preaquecido os legumes, separadamente, em assadeiras untadas com fio de azeite e tomilho até dourar levemente.
6Retire as assadeiras do forno e, ainda quente, tempere com fio de azeite, sal e pimenta-do-reino preta moída na hora.

Farofa

1Rale os pães secos e reserve. Aqueça o azeite numa frigideira, adicione as passas, as nozes, a salsa e o aliche. Adicione a farinha de pão, o tomilho as raspas de limão. Prove o tempero.
2Distribua a farofa entre os vegetais e retorne as assadeiras ao forno para dourar.
3Sirva os vegetais, quentes ou em temperatura ambiente, com rúcula, regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta moída na hora.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?