Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Arroz de bacalhau, de pato, de polvo, de tudo... Confira 22 receitas

'Arroz com coisa' é um clássico brasileiro. O 'Paladar' fez uma seleção de pratos principais que vão bem no dia a dia e em mesas de festa

18 de outubro de 2019 | 14:09 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Arroz com coisa” é um clássico brasileiro. Com bacalhau, pato, pernil, lentilha, cogumelos, vegetais e até polvo: o arroz é uma tela em branco que pode receber muitos sabores. 

Sabendo combinar ingredientes, ele pode virar prato principal em refeições do dia a dia (é um ótimo jeito de aproveitar sobras de um assado) ou até em grandes comemorações (é uma boa aposta para quando é preciso cozinhar para muitas pessoas).

Abaixo, confira a seleção de receitas do Paladar. Mas, antes, veja como fazer arroz branco soltinho sem errar!  

 

Arroz de bacalhau

São várias as possibilidades na hora de se preparar um arroz de bacalhau. Com brócolis e tomate faz-se uma versão clássica e certeira, como a criada por Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia. 

Para um prato mais festivo, vale apostar na opção da foto abaixo, com damascos e amêndoas, receita sugerida por uma leitora do Paladar e executada pela chef Carla Pernambuco, do Carlota, que ainda acrescentou especiarias como cúrcuma e páprica.

Para sair do tradiconal, o chef Flávio Miyamura, do Miya, ensina a fazer um arroz de bacalhau com legumes e mel.

Já Massimo Ferrari sugere usar bacon e linguiça para dar ainda mais sabor ao prato. 

Prato de arroz de bacalhau com damascos e amendoas

Prato de arroz de bacalhau com damascos e amendoas Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Arroz de pato

Pato e laranja é uma combinação clássica de sabores. A receita de arroz de pato com laranja é fácil de fazer e vai agradar a todos. Os pedaços do pato são refogados no vinho e o seu molho serve depois para temperar o arroz, que é servido com a carne desfiada e amêndoas; e como acompanhamento, os gomos de laranja caramelizados. 

Uma versão mais brasileira, o arroz de pato da Gabriela, da foto, usa temperos acentuados, como gengibre, cravo e canela. A preparação é bem simples: cozinhe o pato com todos os ingredientes por duas horas e, depois, misture com o arroz em uma frigideira. 

Pato também vai bem combinado com outras carnes: Patrícia Ferraz, editora do Paladar, ensina a fazer arroz de pato com paio e couve, um prato de sabores intensos. 

Arroz de pato da Gabriela cozido com cravo e canela

Arroz de pato da Gabriela cozido com cravo e canela Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

Arroz de polvo 

Temos duas boas opções de receita. Para os clássicos, arroz com polvo, açafrão e páprica, prato da foto abaixo. O importante é acertar o ponto de cozimento do polvo: o segredo é assustar o polvo na água fervendo três vezes, depois cozinhá-lo na panela de pressão com água e vinho tinto e, por fim, refogar no azeite.

Já para os menos tradicionais, arroz de polvo com chips de alho-poró, receita do Charlô Whately. 

Arroz com polvo, açafrão e paprica

Arroz com polvo, açafrão e paprica Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

Arroz de camarão

A saborosa receita de arroz de camarão do chef Massimo Ferrari é bem simples e de preparação rápida. Além do arroz, leva camarões cozidos no vapor e aspargos cozidos e grelhados. Confira a receita. 

A receita de arroz de camarão é fácil de fazer

A receita de arroz de camarão é fácil de fazer Foto: Daniel Teixeira

 

Arroz de galinha 

Galinhada é um dos pratos mais tradicionais do interior do Brasil. A receita do livro Cozinha Brasileira, da chef Heloisa Bacellar, é feita com frango caipira. É fácil: depois de deixar o frango repousar por 12 horas com o tempero de pasta de alho e suco de limão, doure a carne na panela com um fio de óleo, adicione os outros ingredientes e, em seguinda, coloque água e cozinhe por 45 minutos na mesma panela. Por fim, é só misturar o arroz.

Outra opção é o arroz de galinha d'angola e quiabo (foto abaixo), do chef Charlô Whately de Com, feito com tempero mineiro e vinho branco.

Arroz de galinha d'angola e quiabo

Arroz de galinha d'angola e quiabo Foto: Daniel Teixeira

 

Arroz de lentilha 

Arroz com lentilha é um belo acompanhamento. Mas, se feito com temperos diversos e alguns ingredientes extras, pode virar um prato principal em uma refeição leve. A receita da chef Carolina Brandão, do Las Chicas, de arroz de lentilha com gengibre e cebola frita é feita com arroz basmati e tem preparo rápido e fácil.

Outra opção é o arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada (foto abaixo), receita da chef Ana Soares, do Mesa III.  

Arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada

Arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada Foto: Roberto Seba/Estadão

 

Arroz de porco

Carne de porco desfiada rende ótimos pratos de arroz. A receita de arroz com pernil, cachaça e frutas da chef Heloisa Bacellar é fácil de fazer, cheia de sabor e bem brasileira.

Outro clássico nacional é o arroz de suã, muito comum em Minas Gerais. Suã é um corte da traseira do porco, da carne bem próxima à espinha. A receita do chef Marcelo Correa Bastos, do Jiquitaia, leva ainda cebola roxa, legumes, bacon e linguiça.

Arroz de suã do Jiquitaia, pelo chef Marcelo Correa Bastos

Arroz de suã do Jiquitaia, pelo chef Marcelo Correa Bastos Foto: Werther Santana/Estadão

 

Arroz de cogumelos 

Arroz selvagem com aspargos e shitake. Essa receita serve como salada, acompanhamento ou até prato principal .Dura até quatro dias na geladeira e é fácil de fazer. A dica aqui é cozinhar o arroz selvagem com caldo vegetal, em vez de água, na panela de pressão, para ganhar sabor e rapidez – fica pronto em 20 a 25 minutos.

Arroz selvagem com aspargos e shiitake

Arroz selvagem com aspargos e shiitake Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

Arroz de vegetais 

Para um prato leve e fresco, a salada de arroz, vegetais da horta e queijo coalho da chef Ana Soares é uma boa opção. A receita mistura diferentes tipos de arroz (basmati, negro e vermelho) com queijo coalho, quiabo, mandioquinha, abóbora cabotiã, palmito, milho verde, berinjela e banana-da-terra. A preparação ainda ensina uma técnica para aromatizar o azeite com hortelã para temperar.

arroz vermelho com legumes da cozinheira pernambucana Raimunda Serafim de Lima também é simples de fazer: o arroz é cozido na pressão, os legumes são salteados rapidamente e o alho-poró é refogado no azeite. Depois de tudo misturado, é cobrir com queijo ralado e levar ao forno.

Já o arroz de frutos da terra (foto abaixo), uma criação da chef Roberta Sudbrack, é feito com tomatinhos, abóbora, brócolis, couve-flor e casca de abóbora, tudo assado, e milho cozido e debulhado.

Arroz de frutos da terra da chef Roberta Sudbrack

Arroz de frutos da terra da chef Roberta Sudbrack Foto: Samuel Antonini

 

Arroz carreteiro

O tradicional prato do Sul do Brasil é feito com as sobras do churrasco. A receita é prática e versátil, já que pode ser feita aproveitando as sobras de qualquer carne - é só tirar a gordura antes. 

A chef Helena Rizzo, do Maní, faz uma versão do carreteiro que chama de arroz de China. Mistura farofa de fraldinha – que ela ensina a preparação – com cubinhos de carne, linguiça e vinagrete.

Arroz de carreteiro da chef do restaurante Maní

Arroz de carreteiro da chef do restaurante Maní Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

* Publicado em janeiro de 2016 e atualizado pela última vez em outubro de 2019.