Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

22 cafeterias que você precisa conhecer em São Paulo

O 'Paladar' elenca 22 endereços paulistanos que priorizam cafés especiais e extrações que vão além do expresso, para evidenciar outras características de bons grãos; confira no mapa

24 de julho de 2017 | 15:55 por Ana Paula Boni, O Estado de S.Paulo

Há mais de dez anos, a cidade acompanha o surgimento de cafeterias voltadas ao mercado dos cafés especiais. Durante muitos anos, o ritmo foi lento, com o predomínio de precursores como Coffee Lab, Suplicy Cafés e Octavio. Nos três últimos anos, no entanto, houve uma verdadeira explosão de endereços onde é possível cultuar o café, em vários cantos da cidade.

Muitos são espaços pequenos, com os próprios donos-baristas tomando conta do balcão. Outros englobam a cadeia produtiva inteira, do plantio dos grãos em fazenda própria até a torra. O Paladar selecionou 22 endereços que o amante de café precisa conhecer em São Paulo. Confira as cafeterias na galeria abaixo em ordem cronológica de abertura, a partir da mais recente novidade (mais abaixo, todas localizadas em mapa).

 

 

Ficou com dúvidas sobre o que é Aeropress, Hario V60, Pressca, Chemex? Conheça abaixo 15 métodos de se preparar café fora de uma máquina de expresso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências