Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

A Barcelona de Albert Adrià

Com restaurantes de diferentes especialidades e estilos, o irmão mais novo de Ferran Adrià, Albert, criou um bairro na cidade espanhola para chamar de seu: são seis casas em duas quadras

08 junho 2016 | 16:33 por Patricia Ferraz

Comer na Espanha é sempre um grande programa e pode-se dizer que em alguns casos os pratos, merecidamente, rivalizam as atenções com obras de arte e arquitetura.

Os espanhóis têm longo horário de almoço, das 12h às 16h e serviço de jantar que começa às 19h e costuma terminar às 23h, fazendo jus à brincadeira popular pelo país de que enquanto o mundo todo faz pausas no trabalho para as refeições, os espanhóis fazem pausas nas refeições para trabalhar. Portanto, entre monumentos, parques e museus e a passagem pelos mercados-- em alguns casos obrigatórias como La Boqueria em Barcelona, faça suas reservas para o almoço e o jantar.

Mas atenção, muitos restaurantes fecham aos domingos e também às segundas-feiras, portanto programe-se.

BARRI ADRIÀ

Com a inauguração do Enigma, prevista para até o fim de julho, elBarri Adrià, em Barcelona terá seis casas ao todo. Desde o fechamento do El Bulli, em 2011, o caçula dos irmãos Adrià, Albert, foi abrindo restaurantes de diferentes especialidades e estilos, todos no mesmo bairro, num raio de duas quadras -- a distância é tão pequena que a mais nova brincadeira do chef é o Tour Adrià, visita guiada por todas as casas na mesma noite.

Fachada do principal restaurante do bairro Adrià em Barcelona

Fachada do principal restaurante do bairro Adrià em Barcelona Foto: Divulgação

Há três possibilidades de tour e os preços variam. Além de ser uma forma de conseguir lugar em casas disputadíssimas, a preço fixo, a visita guiada oferece a chance de encontrar o chef que acompanha parte da programação e depois senta para conversar com o grupo.

O esperadíssimo Enigma (que visitei ainda em obras em maio) será o herdeiro mais fiel do El Bulli, mas as invencionices ali vão avançar além dos pratos de vanguarda servidos em forma de menu degustação que envolve todos os sentidos. A refeição ali terá ares de performance, com direito à mesa descendo do teto com os aperitivos e partes do menu servidas em diferentes ambientes. O restaurante será todo preto, ninguém vai conseguir ver nada além da sala em que está, e para entrar, será preciso dar uma senha na porta.

Até lá, vale se divertir com as outras casas de Adrià, de diferentes cozinhas, sempre com toques criativos:

TICKETS

É o mais concorrido, um bar de tapas de vanguarda. A azeitona ali chega desconstruída e reconstruída na forma de uma esfera verde macia que explode na boca. Terminada a degustação de tapas, o cliente é convidado a passar para a zona dulce, o bar de sobremesas. Nada de mesmice ali também, os doces são divertidos, surpreendentes, servidos na forma de um menu que tem sequência. A panqueca é uma pasta suflê recheada com espuma de iogurte, o cheesecake é inspirado no queijo torta del casar.

Onde: Avinguda Paral·lel 164. www.ticketsbar.es

Descolado. Salão do Tickets, bar de tapas desconstruídas

Descolado. Salão do Tickets, bar de tapas desconstruídas Foto: Divulgação

BODEGA 1900

É a casa mais tradicional, charmosa, com azulejos no chão e ares de bodega antiga. No cardápio, anchova do cantábrico disputa as atenções com navajas a escabeche, ou o mais saboroso pratos de ervilhas com cogumelos, e ainda uma xícara de chá com água de tomate que chega à mesa com sachê de ervas e infusões, uma delicadeza, uma sopa fria e levíssima.

​Onde. Calle Tamarit, 9108015. www.bodega1900.com

Mini baguete com lulas fritas e mollho de kimchi do Bodega 1900

Mini baguete com lulas fritas e mollho de kimchi do Bodega 1900 Foto: Divulgação

PAKTA

De cozinha nikkei, aquela combinação de culinária peruana e japonesa que nasceu em Lima, o Pakta é comandado por um chef peruano. É um lugar pequeno de bonito ambiente, a base de madeira com as paredes e tetos forrados por teares com fios coloridos. 

Onde. Carrer Lleida, 5. www.en.pakta.es

HOJA SANTA

Cozinha mexicana tradicional, servida à la carte ou na forma de menu-degustação com assinatura de Albert Adrià em parceria com o chef da casa, o mexicano Pablo Méndez. O lugar é lindo, decorado de forma cosmopolita elegante, com a cozinha às vista.

Onde. Avenida Mistral 54-56. www.hojasanta.es 

Prato do menu degustação da casa mexicana do chef Albert Adrià

Prato do menu degustação da casa mexicana do chef Albert Adrià Foto: Divulgação

EL NIÑO VIEJO

As salas divertidas, decoradas com peças importadas do México, música latina de fundo, combinam perfeitamente com a comida de rua mexicana servida na casa. Informal, com boa seleção de tequilas e mezcales. Fica ao lado do também mexicano do grupo, o Hoja Santa.

Onde. Avenida Mistral, 54-56. www.ninoviejo.es

 

+ Leia mais sobre outros restaurantes imperdíveis em Barcelona

+ Malaga, a cidade de Picasso oferece boa cozinha tradicional espanhola

Navegue pelo mapa e encontre outros destinos gastronômicos:

 

 

 

 

 

 

Ficou com água na boca?