Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

As 20 Itálias durante uma semana em São Paulo

De 17 a 23 de outubro, quinta edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana reúne chefs de cada uma das 20 regiões da Itália, que cozinharão em restaurantes paulistanos ao lado do chef da casa

12 outubro 2016 | 19:49 por Redação Paladar

A Itália passou tantos séculos dividida territorialmente e em constantes guerras civis que, mesmo com a unificação de suas 20 regiões no século 19, as culturas se mantiveram distintas - e assim são ainda hoje as culinárias locais. São essas 20 cozinhas cheias de peculiaridades que marcam a quinta edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, que de 17 a 23 de outubro ocupa 20 restaurantes da cidade.

Por sorteio, cada um deles será o anfitrião de uma região da Itália, que inspirará o menu de quatro etapas a ser servido do jeito que se faz na Itália: antepasto, primeiro prato (arroz, massa), segundo prato (carne, peixe) e sobremesa. Cada cozinha receberá um italiano da região em questão, para preparar os pratos a quatro mãos ao lado do chef da casa.

Na Trattoria Fasano, a cozinha será a da Úmbria, com receitas como a posta de bacalhau selada no azeite e assada com pinolis, uvas passas e azeitonas verdes, como opção de segundo prato. No Supra, que receberá um chef da Puglia, uma opção de segundo prato é o cabrito ao forno com creme de batatas e cebola agridoce.

Já no Attimo, que representará a região Trentino-Alto Ádige, um dos primeiros pratos é o nhoque de batata com peito de codorna e creme de cebola. É para o Attimo, aliás, que vai um chef italiano com uma estrela Michelin, Matteo Metullio, do restaurante La Siriola, que fica no hotel Ciasa Salares, no norte da Itália.

Ficou com água na boca?

O menu de quatro etapas será servido em todos os restaurantes sempre no jantar, com preços que variam em torno de R$ 130. No almoço, serão apenas três etapas (cerca de R$ 80, de acordo com o restaurante).

SERVIÇO

Programação completa em: 

www.settimanacucinaitaliana.com.br

Ficou com água na boca?