Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Attimo queima panela para o dia 23

12 julho 2012 | 10:17 por patriciaferraz

Se você é do tipo que gosta de ir a um restaurante nos primeiros dias, vale o aviso: a inauguração oficial do Attimo está marcada para o dia 30, mas a casa vai abrir ao público uma semana antes, na segunda-feira, dia 23.

E para dizer a verdade, o novo estabelecimento do restaurateur Marcelo Fernandes (dono também do Kinoshita, do Clos de Tapas e da Mercearia do Francês) desta vez em parceria com o irmão Ernesto Fernandes e o chef Jefferson Rueda, já abriu há duas semanas para a aula de açougue no Paladar – Cozinha do Brasil. “Estamos convidando pequenos grupos para ir aquecendo a equipe, sim, toda noite, mas não é soft opening, aqui a gente chama de queima de panela, combina mais comigo dizer assim”, diverte-se o chef, cujo orgulho de ser caipira inspirou um novo estilo de cozinha, o ítalo-caipira, que reúne tudo que ele aprendeu das duas culinárias.

É bom avisar também que, assim que se acomodar no Attimo e o maître trouxer o cardápio, você terá um problema: o próprio cardápio. Vai ser difícil escolher. O chef teve bastante tempo para criar pratos, testar combinações, buscar pequenos produtores e ainda aproveitou para incluir na carta seus clássicos de outras safras. Portanto, a sensação de quem vê a carta pela primeira vez é a de que será necessário voltar e voltar e voltar…

Não se preocupe, haverá tempo de sobra. A casa abre todos os dias, de segunda a segunda. E o horário do almoço é estendido – até as 4 da tarde (se bater aquela fome entre as 4 e as 7 da noite, quando o restaurante reabre para o jantar, ainda restará o bar, que tem dois ambientes, um interno e um no terraço, e vai funcionar direto, de meio-dia a meia-noite. Bem, se quiser já ir adiantando o pedido, dê uma olhada ao lado nos pratos que o Paladar destacou no extenso cardápio.

Ah, e não estranhe se vir carrinhos refrigerados circulando pela calçada – a cozinha de preparo fica duas casas ao lado, onde também deverá funcionar uma loja de produtos do Attimo cujo conceito ainda não está decidido.

O arsenal do Attimo inclui a rôtissoir Molteni (foto), forno combinado, resfriador, termocirculador, thermomix, embaladora a vácuo, canhão de linguiça, forno de lastro fermentadora, desidratador, paco jet e máquina de algodão doce.

Vá se preparando para pedir

CANAPÉS

Lombo assado com abacaxi

Canudinhos de festa de casamento ao creme de camarão e ovas de peixe

Pérolas de lardo de porco

ENTRADAS

Pamonha com codeguim ao creme de tallegio

Papada de porco, batata e caviar petrossian ou ovas

PRATOS

Tortellini de carne assada ao creme de ervilhas frescas e presunto San Danielle (massas são

feitas na casa, na hora, com farinha de grano duro)

Ravióli de galinha caipira e quiabo, clássico do chef desde 2009

Gnocchi de mandioca com ragu de costela de boi e broto de escarola

Arroz carnarolli com suã, linguiça, repolho e grão de bico

Galinha ao molho rio pardo

Cabrito à caçadora

Dobradinha ao molho de tomate e linguiça

Stinco de leitoa caipira com quirera, urucum e queijo.

SOBREMESAS

(de Saiko Izawa, ex- D.O.M)

Pavê romeu e julieta

Cannoli e canudinho, recheio de ricota, doce de leite aerado e mousse de coco

ATTIMO – Rua Diogo Jácome, 341, Vila Nova Conceição, 5054-9999

Ficou com água na boca?