Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Bilbao, na Espanha, vai receber o prêmio 50 Best em 2018

Depois de dois anos fora da Europa, a cerimônia de premiação dos melhores restaurantes do mundo volta ao continente

10 de maio de 2017 | 17:15 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

A cerimônia de premiação dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2018 será em Bilbao, País Basco, na Espanha. A mudança foi anunciada nesta terça, 9, pela organização do 50 Best Restaurants. Será a terceira vez, desde 2002, que a premiação da revista britânica Restaurant vai ser realizada fora de Londres. A última, que ocorreu em março deste ano, foi em Melbourne, na Austrália, e Nova York recebeu o evento em 2015

Além de contribuir para tornar o prêmio mais global, a mudança de endereço pode influenciar no topo da lista devido ao seu sistema de votação. O americano Eleven Madison Park, de Daniel Humm, em Nova York, terceiro colocado em 2016, levou o primeiro lugar na edição deste ano. 

Museu Guggenheim em Bilbao, nova sede do prêmio 50 Best Restaurants

Museu Guggenheim em Bilbao, nova sede do prêmio 50 Best Restaurants Foto: Vicente West|Reuters

A escolha de Bilbao como nova sede do 50 Best leva o evento para uma região de grande importância gastronômica. A cozinha do País Basco espanhol hoje se destaca como incubadora de profissionais qualificados, onde inovação encontra tradição. Nomes como Juan Mari Arzak e Pedro Subijana e, posteriormente, Elena Arza e Andoni Luis Aduriz e outros chefs de vanguarda se destacam. 

+ LEIA MAIS: 

Os 50 melhores restaurantes do mundo em 2017: confira a lista completa

San Sebastián, Bilbao e proximidades carregam um grande número de casas premiadas - Asador Etxebarri e Mugaritz , que respectivamente ocupam a 6ª e 9ª colocação na lista do 50 Best, estão lá. O Basque Culinary Center, fundação que promove a culinária espanhola, também.

A cerimônia do 50 Best Restaurants de 2018 está prevista para contecer em junho, mas ainda sem data marcada.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?