Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Borgo Mooca ganha espaço com abertura de entreposto que funciona como área de espera

Na Dispensa del Borgo são vendidos produtos artesanais, como queijos, embutidos, cervejas e vinhos para consumo no local ou para se levar para casa

23 de janeiro de 2019 | 20:49 por Renata Mesquita

A Mooca é a Mooca meu! Bairro das cantinas, do Juventus e dos antigos galpões. Mas, há pouco mais de um ano, é também o bairro do Borgo Mooca, restaurante comandado pelo chef Matheus Zanchini, que de mooquense não tem nada, além da simpatia e do tom acolhedor, e acaba de ganhar uma extensão.

Dispensa del Borgo. Garagem do sobrado virou pequeno entreposto de produtos artesanais

Dispensa del Borgo. Garagem do sobrado virou pequeno entreposto de produtos artesanais Foto: Gabriela BIló|Estadão

Instalado em uma casa dos anos 50, pouco mexida, o restaurante é decorado com quinquilharias garimpados pelo mundo e espalhadas por todos os lado. A cozinha é de inspiração italiana. Mas pouco se preocupa com as tradições e investe em combinações inventivas. Quer um exemplo? O lombo de atum com molho putanesca, ou o toncazzo, versão do katsu sando japonês com filé alto à milanesa. 

Aberto apenas quatro dias da semana (do jantar de quinta ao almoço de domingo), é comum a casa ter uma fila de espera que pode demorar mais de uma hora. Por isso, Zanchini decidiu agora limpar a garagem da casa e montar no local a Dispensa del Borgo.

O espaço amplia a área de espera do restaurante e serve como entreposto de produtos artesanais, como salumerias, queijos, cervejas e vinhos naturais. A ideia pode até ser a venda de produtos para levar para casa, mas o ambiente caricato e a rua tranquila (em frente ao muro do Clube Atlético Juventus) convidam quem chega a puxar uma cadeira e ficar.

Matheus reuniu em um curto menu bons fornecedores de embutidos e queijos, que oferece em porções, como bresaola, pastrami e queijo cuesta azul Pardinho.

Os mesmo aparecem montados em um sanduíche, o muffuletta (inspirado na receita de imigrantes italianos em New Orleans), que pode combinar pastrami, queijo taleggio, geleia de tomate uma intercalados em três fatias de pão italiano. Vale provar também o “aranchovo”, um híbrido de arancini feito com risoto de funghi com ovo mole no interior, empanado e frito que ainda chega salpicado por generosa porção de queijo ralado. 

Aranchovo. Híbrido de arancini feito com risoto de funghi com ovo mole no interior, empanado e frito

Aranchovo. Híbrido de arancini feito com risoto de funghi com ovo mole no interior, empanado e frito Foto: Gabriela Biló|Estadão

Da televisão de cachorro vão sair diferentes assados, do clássico frango até. Também para comer por ali, ou levar para casa. 

Para beber, a carta de vinhos repete a do restaurante montado por Bruno Bertoli. As cervejas ficaram a cargo de Marcos Mello. São poucas e boas, como a paulista Dádiva e a gaúcha Narcose, que tem receitas inusitadas e é rara em São Paulo. 

SERVIÇO

Dispensa del Borgo 

R. Com. Roberto Ugolini, 129, Mooca

Tel.: 97041-7543

Horário de funcioanmento: quinta 18h/23h; sex., e sab., 12h/23h; dom., 12h/16h.

 

Ficou com água na boca?