Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Brasil e Itália lado a lado no novo menu-degustação do Evvai

Para celebrar dois anos do restaurante, o chef Luiz Filipe Souza uniu influências em uma sequência de nove tempos

27 de fevereiro de 2019 | 21:20 por Patrícia Ferraz

A cozinha italiana de Luiz Filipe Souza está cada vez mais brasileira. E isso não é uma crítica – é uma feliz constatação de que o chef, que tem formação italiana e treinamento em cozinha francesa, está celebrando produtos brasileiros de origem.

No novo menu-degustação do seu restaurante Evvai, batizado de Oriundi (que é como os italianos chamam os imigrantes e descendentes italianos pelo mundo), o chef abre espaço para méis nativos, queijos artesanais, mandioca, tucupi negro, pimenta cambuci, puxuri, amburana e cumaru. Sem esquecer sua história no Grupo Fasano e em outras casas como sub-chef de Salvatore Loi.

Tortelli de frango caipira com emulsão de queijo, do novo menu do Evvai. 

Tortelli de frango caipira com emulsão de queijo, do novo menu do Evvai.  Foto: Tadeu Brunelli

São nove tempos e a brincadeira já começa no couvert, composto de pão com manteiga – no caso, nada trivial, com pão de mandioca de fermentação natural e sete versões de manteiga fermentada. Primeiro vêm os snacks para comer com as mãos, que têm entre os pontos altos um picolé de foie gras com morango e um clássico do chef: bomboloni de vieira com lardo artesanal. 

Nos principais, destaque para a mandioca com tucupi e carvão negro servida com cuscuz de farinha Uarini, mascarpone de leite de ovelha e ravióli de mandioca, recheado com pimenta cambuci. 

É difícil escolher o melhor entre o tortelli de frango caipira com quiabo em conserva, chips de pele de frango e espuma de queijo de búfala da Ilha do Marajó e o “bife acebolado” – mais uma vez, nada trivial: trata-se de chorizo de wagyu grelhado, com um gel de cebola caramelizada, acompanhado de cebola de várias formas, incluindo o recheio de um incrível brioche folhado. 

Antes da sobremesa, um delicadíssimo bolo de rolo de compota de tomate e mascarpone, mezzo doce, mezzo salgado, para fazer a transição. 

O menu-degustação celebra o aniversário de dois anos da casa e custa R$ 281 por pessoa. O cardápio à la carte, dedicado à cozinha italiana, também está sendo reformulado.

SERVIÇO

Evvai

R. Joaquim Antunes, 108, Pinheiros

Telefone: 3062-1160 

Horário de funcionamento: 12h/15h e 19h/0h (sex. até 1h; sáb. 12h/16h e 19h/1h; dom. só até 17h)

Ficou com água na boca?