Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Chef faz vaquinha online para abrir restaurante

Por Diego Moura

04 novembro 2014 | 22:18 por redacaopaladar

Foi na internet que o chef de cozinha inglês Gary Usher conseguiu financiamento para abrir seu segundo restaurante: fez uma vaquinha virtual que recompensa os doadores de maneira não financeira. Para inaugurar o Burnt Truffle, no norte da Inglaterra, Usher propôs como meta arrecadar 100 mil libras pelo site Kickstarter. Nesta terça-feira, 4, os mais de 890 apoiadores online conseguiram ultrapassar esse valor, com doações que variam entre cinco e cinco mil libras.

Equipe do chef Gary Usher. FOTO: Divulgação

O financiamento coletivo online (crowdfunding) na área de restaurantes já existe há algum tempo. Sites como o londrino The Clove Club fomentam doações e recompensam os doadores com parte do lucro das novas empresas abertas. Já o site escolhido por Usher, não. Em vez disso, aos apoiadores do Kickstarter é oferecida uma recompensa não financeira. Neste caso, quem doou 10 libras receberá uma nota de agradecimento personalizada, já o doador de 25 libras terá seu nome gravado em uma parede dentro do novo restaurante. O prêmio maior é destinado às cotas de 5 mil libras: um almoço para o doador com 49 familiares e amigos no primeiro almoço de domingo dado pela casa.

Usher já é dono do Sticky Walnut, em Chester. Segundo o site Fine Dining Lovers, o restaurante é considerado como um dos melhores da região norte da Inglaterra: está na 39ª posição da lista dos melhores restaurantes do Reino Unido da revista Restaurant.

Ficou com água na boca?