Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Chef peruano Pedro Miguel Schiaffino é eleito Ícone do Ano pelo 50 Best América Latina 2019

Título celebra cozinheiros que 'aumentam a conscientização e promovem mudanças positivas'; Schiaffino faz pesquisa com ingredientes amazônicos

12 de setembro de 2019 | 13:02 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

O chef peruano Pedro Miguel Schiaffino recebeu o título de Ícone do Ano pelo 50 Best América Latina 2019, premiação que, desde 2013, elege os 50 melhores restaurantes da região.

O título, segundo o 50 Best, "celebra o indivíduo que fez uma contribuição excepcional para a indústria de restaurantes e utiliza seu perfil como chef para aumentar a conscientização e promover mudanças positivas".

Peruano Pedro Miguel Schiaffino, chef dos restaurantes Malabar e Ámaz, em Lima.

Peruano Pedro Miguel Schiaffino, chef dos restaurantes Malabar e Ámaz, em Lima. Foto: Silvana Garzaro/Estadão

Schiaffino é chef e proprietário do Malabar e do Ámaz, em Lima, e se dedica à pesquisa de ingredientes e técnicas gastronômicas da Amazônia peruana. Em seus restaurantes, introduziu produtos como a pimenta doce, o cupuaçu e o pirarucu. E usa sua cozinha para defender a pesca sustentável, o comércio justo em comunidades indígenas e a preservação da floresta.  

O prêmio será entregue na cerimônia do 50 Best América Latina 2019, dia 10 de outubro, em Buenos Aires. Esse é o segundo título já divulgado da edição deste ano: no início do mês, a chilena Carolina Bazán foi eleita a melhor chef mulher da região. Até o evento ainda será divulgado o restaurante mais promissor da temporada.  

Ficou com água na boca?