Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Chefs saem em turnê global

Que os chefs de cozinha se tornaram celebridades globais, já não é novidade. Mas agora eles atacam num novo front, cada vez mais perto do universo das estrelas pop: entre este ano e o próximo, três dos mais renomados cozinheiros do mundo partem em turnê internacional. E levam com eles suas cozinhas.

02 abril 2014 | 22:54 por redacaopaladar

Tóquio. O chef do Noma, René Redzepi, vai levar toda a equipe para cozinhar no Japão no começo do ano que vem. FOTO: Fabian Bimmer/Reuters

O primeiro da leva foi René Redzepi, o chef do Noma, de Copenhague, considerado o melhor do mundo entre 2010 e 2012, que anunciou que vai levar o restaurante para uma temporada no Japão. Por dois meses, em 2015, René e toda sua equipe vão cozinhar em Tóquio. Os detalhes da operação serão revelados em junho, segundo uma singela nota postada no site do Noma na segunda-feira. Ele diz vir fermentando a ideia desde que, a convite de Yoshihiro Murata, chef do três estrelas Michelin Kikunoi em Kioto, passou um tempo no Japão, pesquisando e conhecendo a gastronomia local. Durante o período em que estiver funcionando em Tóquio, o Noma original, na capital dinamarquesa, ficará fechado.

Rumo à Austrália. O chef Heston Blumenthal. FOTO: Alastair Grant/AP

No mesmo dia do anúncio de Redzepi, o chef inglês Heston Blumenthal, do restaurante inglês três estrelas Michelin The Fat Duck e do Dinner by Heston Blumenthal, comunicou aos clientes que vai passar seis meses cozinhando na Austrália, a partir de fevereiro de 2015. Segundo publicado em uma nota no jornal inglês The Guardian, ele vai fechar o Fat Duck em Bray, próximo a Londres, e abri-lo em Melbourne. No segundo semestre de 2015, o restaurante australiano passará a se chamar Dinner by Heston Blumenthal, assim como a casa em Londres. O Fat Duck, então, voltará a funcionar em Bray.

Na mesma toada, os irmãos Roca – o chef Joan, o sommelier Josep e o confeiteiro Jordi –, que cuidam do atual número 1 do mundo segundo o ranking da revista Restaurant, El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha, se preparam para excursionar com sua equipe de cozinheiros e garçons ainda neste ano. Eles lançam a turnê Roca and Roll 2014 em agosto, durante o verão europeu.

Bogotá. Acima, o sommelier Josep Roca prepara turnê. FOTO: Maurício Castañedas/EFE

No melhor estilo banda de rock, o restaurante percorre o mundo, passando por Cidade do México, Lima e Bogotá – onde Josep Roca esteve esta semana preparando o terreno, conhecendo chefs locais e donos de restaurantes. A matriz na Catalunha ficará fechada durante o périplo de cinco semanas do clã Roca.

A turnê dos catalães foi o jeito que encontraram de atender aos pedidos de abertura de restaurantes pelo mundo, que pipocaram depois que o título de melhor do mundo foi anunciado, no ano passado.

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 3/4/2014

Ficou com água na boca?