Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Cinco brasileiros estão entre os melhores chefs do mundo

Divulgada na última quarta-feira (15), a lista do The Best Chef Awards, ranking que elege os 100 melhores chefs do mundo, traz nomes Alex Atala e Helena Rizzo

17 de setembro de 2021 | 16:00 por Cintia Oliveira, Especial para o Estado

Na última quarta (15), foi divulgada em Amsterdã a lista do The Best Chef Awards 2021, ranking que elege os 100 melhores chefs do mundo. O topo da lista ficou com o chef Dabiz Muñoz, do DiverXo, em Madri, seguido de Björn Frantzén, do restaurante Frantzén, de Estocolmo e Andoni Luis Aduriz, do Mugaritz, em San Sebastián. E cinco brasileiros fazem parte do ranking deste ano.

A chef Helena Rizzo, do Maní, conquistou o 83° lugar entre os melhores do mundo 

A chef Helena Rizzo, do Maní, conquistou o 83° lugar entre os melhores do mundo  Foto: Liriade

Enquanto o chef Alex Atala, do restaurante D.O.M. (SP), ficou com a oitava posição, a chef Manu Buffara, do restaurante Manu (PR), está em 21° no ranking. Já a chef e jurada do Masterchef Brasil (exibido pela Band), Helena Rizzo, do restaurante Maní (SP), ficou em 83° lugar. O chef Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco (SP), ficou com a 92ª posição. E o chef e jurado do Mestre do Sabor (exibido pela Globo), Rafa Costa e Silva, do restaurante Lasai (RJ), ficou com a 96ª posição. 

Diferentemente de outros prêmios do segmento, que destacam os melhores restaurantes, o ranking criado em 2015 pela neurocientista polonesa Joanna Slusarczyk e pelo gastrônomo italiano Cristian Gadau tem o objetivo de trazer protagonismo para a figura dos chefs. Eles são eleitos por um júri formado por jornalistas, blogueiros, fotógrafos, chefs e outros profissionais da gastronomia, que elege os chefs a partir de critérios como criatividade, inovação e sustentabilidade. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?