Clandestino lança menu-degustação dedicado à culinária portuguesa
Chef Bel Coelho recorreu às memórias de infância para fazer releituras autorais de pratos típicos lusitanos
O contato de Bel Coelho com a comida portuguesa veio na infância com a avó paterna. E a inspiração para revisitar essas memórias na criação de um novo menu-degustação veio com o nascimento de seu segundo filho. Chamado de Herança Portuguesa, o menu de 12 tempos será servido na próxima semana, de 24 a 29 de julho, no Clandestino, na Vila Madalena.
Os pratos são releituras autorais de pratos típicos lusitanos com toques brasileiros. Um exemplo é o pirarucu à Brás, em que o bacalhau é substituído pelo peixe brasileiro. O molho madeira que costuma acompanhar língua de boi em pratos portugueses, no menu de Bel Coelho acompanha a bochecha bovina.

Pirarucu à Brás. O peixe desfiado é misturado ao ovo e azeite e vem acompanhado por chips de mandioquinha e azeitonas pretas desidratadas. Foto: Lucas Terribili|Divulgação
Também estão presentes no cardápio croquete de caldo verde; polvo lagareiro e batata ao murro; telha de arroz e pato; caramelo de alfarroba e costela de porco; sardinhas escabeche com azedinha; ameijoas à bulhão pato e brioche; canja, curry e vegetais; cordeiro, grão de bico e hortelã; tocinho de céu, ovos moles, amêndoas crocantes, laranja e figos; farófias; bombom de queijo de ovelha com marmelo e alecrim; chocolate 70% figo seco e nozes; e chocolate branco e azeitona preta.
SERVIÇO
Menu Herança Portuguesa no Clandestino
Onde: Rua Medeiros de Albuquerque, 97, Vila Madalena
Quando: 24 a 29/7, 20h
Quanto: R$ 290 por pessoa, sem harmonização
Reservas: reservas@clandestinorestaurante.com
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.