Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Colombiano Celele é eleito o restaurante mais promissor da América Latina

Esta é uma das categorias especiais do ranking 50 Best, que será revelado no dia 10 de outubro, em Buenos Aires

26 de setembro de 2019 | 18:39 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Aberto há apenas 10 meses na cidade de Cartágena das Índias, o Celele foi eleito o mais promissor no ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina.  Esta categoria especial indica casas que tem grande potencial de conquistar boa posição no ranking do ano seguinte e merecem atenção. O Celele oferece pratos à la carte e duas experiências de menu-degustação. Antes de inaugurar o restaurante que valoriza a culinária da região do Caribe colombiano, os chefs Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón, naturais de Bogotá, realizaram expedições e estudaram os produtos, técnicas e pratos tradicionais da região. O cardápio é baseado nas peesquisas dos chefs  combinadas à culturas espanhola, africana, síria, libanesa e indígena. Uma mescla.

Chefs Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón, fundadores do Celele

Chefs Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón, fundadores do Celele Foto: Celele

De acordo com o diretor de Conteúdo do 50 Best América Latina, William Drew, o restaurante “é um dos mais interessantes de uma região marcada por sabores requintados”. Entre os pratos mais famosos da casa está o de caracol pateburro com textura de milho. 

Caracol Pateburro com textura de milho, um dos pratos mais famosos do restaurante

Caracol Pateburro com textura de milho, um dos pratos mais famosos do restaurante Foto: Celele

“A ideia por trás do nosso trabalho era mostrar às pessoas que a culinária caribenha colombiana vai muito além do arroz de coco e peixe frito”, afirmou Rodríguez. Em suas expedições por mercados e fornecedores locais, os chefs descobriram combinações não convencionais, como arroz seco com camarão e ensopado de cabra. Rodríguez e Pinzón têm também a uma iniciativa, nomeada ‘Proyecto Caribe Lab’, em que buscam promover a biodiversidade da região e apoiar agricultores, famílias rurais, artesãos e microprodutores.

Os dois chefs receberão o prêmio em nome do restaurante durante a cerimônia do 50 Best América Latina em Buenos Aires, na Argentina, marcada para o dia 10 de Outubro. No ano passado, a casa vencedora deste prêmio foi a brasileira Manu, da chef Manu Buffara, que fica em Curitiba, primeiro restaurante premiado no sul do País. O “One To Watch” é o último dos três prêmios anunciados antes da divulgação da lista dos 50 melhores restaurantes da região. Os dois outros homenageados previamente foram a chilena Carolina Bazán, eleita a melhor chef mulher da América Latina e o peruano Pedro Miguel Schiaffino, eleito Ícone do Ano (título concedido a chefs que 'aumentam a conscientização e promovem mudanças positivas') pela premiação, no início do mês.

Ficou com água na boca?