Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Com inauguração do Ambar, Pinheiros soma 102 torneiras de chope em raio de 1 km

Bairro ganha novo bar com 15 torneiras de chope, boas opções de comida e carta de drinques

17 fevereiro 2016 | 20:12 por Heloisa Lupinacci

Abre nesta quinta-feira, 18, na Cunha Gago, ali nos fervilhantes arredores da Rua dos Pinheiros, o Ambar, mais uma casa dedicada ao serviço de chope: ali são 15 torneiras e de todas elas saem cervejas produzidas no Brasil.

No novo Ambar, mais 15 torneiras para a rota dos cervejeiros em Pinheiros. De todas elas saem cervejas produzidas no Brasil

No novo Ambar, mais 15 torneiras para a rota dos cervejeiros em Pinheiros. De todas elas saem cervejas produzidas no Brasil Foto: Márcio Fernandes|Estadão

O Ambar tem vizinhos de peso: Choperia São Paulo (a 1 km, na Rua dos Pinheiros, com 20 torneiras), Cateto (a 1,2 km, na Francisco Leitão, 4 torneiras), São Paulo Tap House (a 1,9 km, na rua Girassol, 40 torneiras) e Aé Sagarana (a 1,7 km, na Aspicuelta, 23 torneiras). Juntos, eles somam 102 torneiras num raio de menos de 1 km.

O Ambar segue a fórmula que, ainda bem, virou padrão na abertura desse tipo de bar. Tudo é guardado em câmara fria, de onde o barril é diretamente ligado à torneira. A extração da cerveja é feita com mistura de gás carbônico e nitrogênio (70% e 30%) – nas três primeiras torneiras, a proporção de nitrogênio é maior, o que faz com que a cerveja fique mais cremosa, naquele estilo Guinness.

Os sócios Fabio Comolatti e Julia Fraga no novo Ambar em Pinheiros

Os sócios Fabio Comolatti e Julia Fraga no novo Ambar em Pinheiros Foto: Marcio Fernandes|Estadão

A casa vende e enche growlers, garrafas de vidro de 1 litro para levar cerveja para casa (não pode comprar o growler e beber ali mesmo). A garrafa custa R$ 8. O desconto no preço da cerveja vendida em growler é de 30% em média. 

A cozinha também segue uma fórmula segura, executada com cuidado: dadinhos de tapioca, bolinhos de carne, hambúrguer, tábuas de queijos e embutidos. Com duas boas ideias: uma salada e uma “tigela do dia”, com um ensopado com arroz (pode ser curry de frango, bobó de camarão...). “Para forrar o estômago antes de beber”, diz Julia Fraga, uma das sócias.

A união de boa cerveja e boa comida é uma marca desse polo. A Choperia São Paulo também tem salada, raridade no circuito cervejeiro. E o Cateto Pinheiros tem umas das grandes delícias dos cardápios de bares: uma panelinha de codeguim com lentilhas cozidas de comer com a colher e de joelhos.

SERVIÇO - AMBAR

Rua Cunha Gago, 129, Pinheiros

Tel.: 3031-1274

Horário de funcinamento: ter. e qua., 18h/24h (qui. e sex., 17h/1h; sáb., 15h/1h).

>> Veja a íntegra da edição de 18/2/2016

Ficou com água na boca?