Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Como é visitar a destilaria mais antiga em funcionamento na Escócia

Em breve, Strathisla permitirá que o visitante crie seu próprio blend de uísque e leve a garrafinha para casa

05 julho 2018 | 00:05 por Daniel Fernandes

A destilaria Strathisla fica no norte do Reino Unido, portanto, leve um casaco mesmo no verão pois a temperatura fica na casa dos 15º, 16º durante o dia. Esta pode até ser encarada como uma dica desnecessária, afinal, a temperatura corporal vai subir ligeiramente a partir do momento que você desembarcar em Strathisla e tomar contato com o que importa: o uísque. Considerada a casa de Chivas Regal, ela é também a destilaria mais antiga em funcionamento na Escócia – abriu suas portas em 1786. 

 

  Foto: Daniel Fernandes|Estadão

Para chegar até lá, entretanto, o visitante não precisa reservar um grande espírito aventureiro. Não senhor! O turista etílico chega ao local de avião por meio do aeroporto de Aberdee, distante aproximadamente uma hora da destilaria de carro – nós viemos via Paris, por exemplo, em um voo que não durou muito mais do que uma hora. Para nossa sorte, a passagem pela imigração foi feita, inclusive, nesta pequena cidade de aproximadamente 200 mil habitantes. E a conversa protocolar com o agente uniformizado encorpou quando mencionamos o motivo da visita. “Oh, I see! Thank you very much sir and enjoy it

Não sou ‘sir’, mas o agente acertou em cheio: esse era realmente o plano. Aproveitar cada gota da experiência. 

Há basicamente três tipos de visitas e os preços oscilam entre 15 libras e 50 libras. O tour mais modesto, chamado de Traditional Tour, ocorre de hora em hora até quatro e meia da tarde; ele dura 1h15 e custa 15 libras. Mas você não vai se deslocar até o norte do Reino Unido para resolver tudo em pouco mais de uma hora, certo? Vale a pena, por isso, optar logo de uma vez pelo Straight From The Cask Tour & Tasting. São duas horas e quinze minutos de visita e você receberá uma verdadeira imersão pela destilaria, com direito a visitar o armazém em que estão os barris com whisky. É frio, é úmido, é inesquecível.

Um dos pontos mais interessantes da nossa visita é que servimos de ‘cobaia’ para uma experiência que em breve será oferecida aos demais visitantes. Logo mais, Strathisla vai permitir que o visitante faça o seu próprio blend de uísque durante as visitas. A bebida – 200 mililitros da experiência – vai ser engarrafada e o viajante poderá leva-la para casa. Nós testamos a novidade e podemos dizer: é muito legal fazer a sua própria mistura e, claro, causar inveja aos amigos ao servir o seu próprio uísque quando retornar ao Brasil.

LEIA MAIS:

+ Bourbon boom: uísque de milho vive seu grande momento

+ Coquetelaria de A a Zimbro: conheça termos obrigatórios do mundo dos drinques

Ah, para quem não está aguentando esperar e pretende fazer logo o passeio, duas informações importantes: a destilaria estará fechada até 18 de julho para a manutenção realizada todos os anos, mas as visitas continuarão a ocorrer. Mas, entre 23 de julho e 26 de julho, tudo estará fechado, é que o local receberá 800 funcionários da Pernod Ricard – multinacional dona da Chivas e, por consequência, de Strathisla – vindos diretamente da China.

Visitantes poderão elaborar seus próprios blends de uísque na destilaria

Visitantes poderão elaborar seus próprios blends de uísque na destilaria Foto: Daniel Fernandes|Estadão

SERVIÇO 

Destilaria Strathisla

Seafield Ave, Keith, AB55 5BS, Escócia

www.chivas.com

*Viagem a convite da Pernod Ricard

Se quiser mais dicas para viagens gastronômicas, confira nosso roteiro e siga nosso perfil no Instagram: @paladar. Se também quiser compartilhar seus achados, use a hashtag #paladarnaestrada.

Ficou com água na boca?