Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Confeitaria Fioca faz doces com produtos de origem

Loja de Santa Cecília serve bolos e doces produzidos com pouco açúcar e com ingredientes do sítio da proprietária (na maioria das vezes orgânicos)

12 de setembro de 2019 | 10:01 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

O discurso da cozinha feita com produtos locais e orgânicos não se restringe aos restaurantes, a confeitaria começa a se aventurar por essa (bem-vinda) tendência. Prova disso é a Fioca, em Santa Cecília, comandada por Regina Paula.

A vitrine da loja minimalista exibe bolos em diferentes formatos e sabores: chiffon de limão, fubá com canela e calda de caramelo, limão-siciliano e mel, cenoura com chocolate, todos feitos com ovos orgânicos, de galinhas criadas no sítio de Regina, em Limeira.

Bom de ver e comer.  Bolo chiffon feito com ovos orgânicos e laranja direto do produtor

Bom de ver e comer.  Bolo chiffon feito com ovos orgânicos e laranja direto do produtor Foto: Ilana Lichtenstein

De lá vem também as frutas da estação usadas em algumas receitas – a maioria bolos –, da jabuticaba às pitangas e abacate. A laranja do bolo e das caldas ela pega com o produtor vizinho, assim como os grãos para o café coado.

O cuidado se estende até ao açúcar, que ela compra cristal orgânico e passa no Thermomix para “refinar” ou fazer açúcar de confeiteiro.

O menu também tem algumas opções salgadas, vale ir só pelo pão de queijo, coradinho e macio, elástico, super saboroso, feito com queijo canastra curado e polvilho artesanal seco no sol.  

SEVIÇO

Fioca 

R. Barão de Tatuí, 555, Vila Buarque

Horário de funcionamento: 10h/18h30 (fecha dom.)

Tel.: 24768292

Ficou com água na boca?