Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Do Alemão para Nova York, de Nova York para o Alemão

Por Lillian Vidigal

25 março 2014 | 19:58 por redacaopaladar

A ideia do chef Daniel Humm de oferecer um jantar em seu restaurante em Nova York, o Eleven Madison Park, em prol da ONG brasileira Gastromotiva - que oferece cursos profissionalizantes de cozinha para jovens de comunidades carentes -, veio durante uma visita ao Complexo do Alemão, no Rio. Na ocasião, Humm foi recebido numa casa humilde para um almoço acolhedor e delicioso, que o sensibilizou.

O jantar beneficente aconteceu nessa segunda-feira, 24, e terminou com saldo positivo. Como já era de se esperar de um restaurante consagrado como o Eleven Madison Park – número um da América do Norte, segundo a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da revista Restaurant -, o menu degustação da noite foi uma sequência elegante de sabores e texturas, em que um dos destaques foi a delicada lagosta com alho-poró chamuscado.

Lagosta com alho-poró: prato feito com o rigor e a sensibilidade do chef Daniel Humm. FOTOS: Divulgação

Mas o sucesso do jantar foi além dos pratos servidos e dos vinhos doados à causa – do Champagne Dom Ruinart durante os aperitivos ao Porto Offley tawny 30 anos da sobremesa. O evento realizou seu principal objetivo: levantar fundos para financiar a criação de duas novas turmas de alunos da Gastromotiva no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

As 120 pessoas que lotaram o salão trouxeram mais de mil dólares cada uma para a causa. O leilão que antecedeu o jantar rendeu mais de US$ 40 mil em lances. Dentre os itens doados por apoiadores havia experiências gastronômicas, grandes vinhos e um quadro de Vik Muniz. O valor total arrecadado no evento foi de US$ 100 mil.

Urideia Andrade e Renata Camargo com os chef Daniel Humm e David Hertz (à direita)

No final do jantar, Renata Camargo e Urideia Andrade, duas pupilas da Gastromotiva que hoje são colaboradoras, falaram sobre a transformação que o projeto promoveu nas suas vidas, do orgulho que sentem e do quanto é gratificante promover essa transformação na vida de outras pessoas. Tudo isso sob o olhar realizado de David Hertz, criador da ONG.

Para fechar a noite bem representando o eixo Brasil–NY, uma batucada de panelas do Stomp.

Grupo Stomp animou o jantar no Eleven Madison Park

Ficou com água na boca?