Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

D.O.M., o 2º da América Latina

Por Rafael Tonon

05 setembro 2013 | 01:57 por redacaopaladar

O D.O.M., do chef Alex Atala, ficou em segundo lugar na lista dos melhores restaurantes da América Latina na primeira edição do ranking da Restaurant dedicado à região. A cerimônia de premiação aconteceu no Country Club Lima Hotel, na capital peruana.

FOTO: Divulgação

Inaugurado em 1999, o D.O.M. ocupa a 6ª posição no ranking dos 50 melhores do mundo, divulgado pela revista inglesa em abril, em Londres. É também o restaurante latino-americano mais bem posicionado na lista global da publicação.

A premiação aconteceu às vésperas do lançamento do primeiro livro do chef inteiramente dedicado ao restaurante. D.O.M. – Redescobrindo Ingredientes Brasileiros terá lançamento mundial pela editora inglesa Phaidon, em outubro. Antes, havia publicado Escoffianas Brasileiras (editora Larousse), em 2008, em que apresenta algumas de suas criações e fala sobre a rotina como cozinheiro e empresário da gastronomia.

“A América Latina ganhou representação não por ter um só ponto de ebulição, mas pontos de ebulição por todo o continente”, diz o chef. Sobre o prêmio, lembrou que ele simboliza uma redescoberta das Américas, “um continente com uma história ainda muito recente, mas com uma das maiores despensas do planeta”, em suas palavras.

“É importante lembrar que antes de falar do Brasil, temos que falar da América do Sul, que vem fazendo um belo trabalho na gastronomia. Não dá pra pensar no reconhecimento do Brasil desassociado do Peru ou do trabalho dos vinhos feito no Chile e na Argentina”, pondera. No D.O.M., Atala baseia sua gastronomia no resgate dos sabores selvagens e em sua transposição para a alta gastronomia. O resultado são receitas como o filhote com tucupi e tapioca ou o abacaxi com formiga saúva de São Gabriel da Cachoeira – prato que, segundo ele, foi fundamental para seu reconhecimento na revista americana Time como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2013, o único brasileiro a figurar na seleção. “O Brasil é um país muito carismático. A Amazônia fascina o mundo e quando você consegue traduzir isso em sabores é natural que este tipo de reconhecimento aconteça”, diz.

O chef acredita que, nos próximos anos, o Brasil deve ter cada vez mais restaurantes no ranking. “Estes restaurantes brasileiros que hoje vem surgindo vão engrossar a presença do Brasil nesta lista”.

FOTO: Felipe Rau/Estadão

Saiba mais sobre a trajetória do melhor restaurante do Brasil

+ O dom de Alex Atala

+ O D.O.M. que se vê

+ O D.O.M. invisível

CRÍTICA: Ousadia que se transformou em música

SERVIÇO – D.O.M.

R. Barão de Capanema, 549, Jd. Paulista, São Paulo

Tel.: (11) 3088-0761

Horário de funcionamento: 12h/15h e 19h/0h (sáb., 19h/0h; fecha dom.).

Recomenda-se reservar.

Site: domrestaurante.com.br

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?