Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

D.O.M. é o 7º na lista dos melhores do mundo

Da 18ª posição, alcançada no último ano, o restaurante do chef brasileiro Alex Atala chega agora ao 7º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo – eleição feita anualmente pela revista britânica Restaurant.

18 abril 2011 | 14:34 por janainafidalgo

Desde 2006, quando apareceu na lista pela primeira vez, em 50º lugar, o restaurante paulistano tem melhorado sua colocação – exceto em 2008. Em 2007 subiu para a 38ª posição. No ano seguinte desceu para 40º. Em 2009 foi para o 24º lugar; e no passado, para 18º.

“É muito mais do que eu imaginei. Jamais achei que chegaria aqui”, diz Atala ao Paladar. “Acho que, a essa altura, não dá nem para usar essa projeção em meu benefício. Eu quero usar para as novas gerações, para o País. Em benefício dos índios que catam formiga para mim, dos fornecedores que arrumam os melhores produtos para o DOM, para os jovens chefs que trabalham bem e ainda não tiveram chance.”

O dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, que no último ano desbancou do primeiro lugar o El Bulli, do catalão Ferran Adrià, manteve-se este ano na liderança. O Ell Bulli, em segundo em 2010, não aparece entre os 10 primeiros neste ano, já que fechará no dia 30 de junho deste ano. O segundo agora é o El Celler de Can Roca, dos irmãos Roca, seguido do Mugaritz, de Andoni Luis Aduriz.

Veja os 10 primeiros colocados:

1- Noma – Dinamarca

2- El Celler de Can Roca – Espanha

3- Mugaritz – Espanha

4- Osteria Francescana – Itália

5- The Fat Duck – Reino Unido

6- Alinea – Estados Unidos

7- D.O.M. – Brasil

8- Arzak – Espanha

9- Le Chateaubriand – França

10- Per Se – Estados Unidos

COM LUIZ AMÉRICO CAMARGO

Ficou com água na boca?