PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

El Celler de Can Roca é o melhor restaurante do mundo

El Celler de Can Roca foi eleito o melhor restaurante do mundo no ranking com os 50 melhores da revista Restaurant. Nas redes sociais, duas horas antes da cerimônia, a informação já tinha vazado. O título volta à Catalunha depois de três anos nas mãos do Noma, o restaurante de Copenhague comandado pelo dinamarquês René Redzepi que destronou o El Bulli (hoje fechado, também em Girona). Nos últimos dois anos, Can Roca foi o segundo colocado na lista e vinha sendo apontado como favorito.

El Celler de Can Roca é o melhor restaurante do mundoFoto:

O brasileiro D.O.M, do chef Alex Atala, era cotado para ser o primeiro, mas acabou perdendo duas posições em relação ao ano passado: era quarto colocado, agora é o sexto. Apesar de ter caído no ranking, o restaurante do chef brasileiro ganhou o prêmio de Melhor Restaurante da América do Sul.

O Maní, restaurante de Helena Rizzo e Daniel Redondo, subiu cinco posições no ranking da 50 Best e ocupa hoje a 46ª posição entre os melhores do mundo. E uma curiosidade: os dois se conheceram na cozinha do Can Roca.

+ Entenda como funciona o prêmio da revista Restaurant

Alex Atala recebe o prêmio por chefiar o Melhor Restaurante da América do Sul.FOTOS: Divulgação

Cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 29, em Londres. Resultado vazou nas redes sociais duas horas antes do evento.

PUBLICIDADE

Finalmente o topo. O prêmio chega no auge da carreira de Josep, Jordi e Joan, uma coroação da carreira dos irmãos Roca, à frente de um dos restaurantes mais sofisticados e criativos do mundo há 26 anos. Joan é o chef principal da cozinha, Josep é o sommelier e cuida do salão e Jordi é o pâtissier. Os três dividem a concepção dos pratos da casa.

FOTOS: Conheça melhor os chefs e os pratos do Celler de Can Roca

“Estou pirando, tinha expectativas, mas não me atrevia a comemorar”, disse Jordi ao jornal espanhol El País antes mesmo do anúncio oficial do prêmio, na tarde desta segunda-feira, 29. Ao Paladar, Joan afirmou: “Há muitos restaurantes da Espanha na lista dos 50 melhores, isso é ótimo”.

 Joan, Jordi e Josep. Os irmãos Roca comemoram o primeiro lugar. FOTOS: Divulgação

Clique na imagem para ampliá-la.

PUBLICIDADE

O segundo lugar foi para o Noma, restaurante em Copenhague chefiado por René Redzepi e que foi eleito o melhor do mundo nos últimos três anos. O pódio foi completado pela Osteria Francescana (Itália), que em 2012 aparecia em quinto lugar. Veja a lista completa dos 50 melhores.

René Redzepi recebe o prêmio na cerimônia em Londres.

Para os brasileiros, decepção e novidade. A boa surpresa da vez para o Brasil foi a entrada de um segundo restaurante do País no ranking dos 50 melhores: o Maní.

Ao saber da premiação, a chef Helena Rizzo disse ao Paladar: “Estou super feliz, foi uma surpresa boa, um reconhecimento de um trabalho que é feito com tanto amor. Não pretendo mudar nada no restaurante”.

Alex Atala foi chamado ao palco para receber o prêmio de Melhor Restaurante da América do Sul, dado ao D.O.M..

PUBLICIDADE

O Sudbrack, restaurante carioca de Roberta Sudbrack, caiu nove posições. Figura agora em 80° lugar. Conheça a carreira da chef.

Os chefs dos 50 melhores restaurantes do mundo reunidos na cerimônia da revista ‘Restaurant’, em Londres.

+ Confira a cobertura completa da divulgação dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE