Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Em São Francisco, Mission reúne colônias asiática e mexicana

Região de imigrantes, tem açougues com peças de wagyu em vitrines com placas em japonês ao lado de quitandas que vendem ingredientes mexicanos

03 dezembro 2014 | 19:04 por Rafael Tonon

De São Francisco, especial para o Estado

Mission é o lugar. Região de imigrantes mexicanos e asiáticos, tem açougues com peças de wagyu em vitrines com placas em japonês ao lado de quitandas que vendem pipiche, papalo, epazote e outros ingredientes mexicanos. Dessa mistura surgiram restaurantes de todos os tipos. Chad Robertson foi um dos primeiros a apostar ali: abriu a Tartine Bakery em 2002 e, com Elisabeth Prueitt, fez de Mission um destino obrigatório para foodies. Vocação que o chef Danny Bowien, do Mission Chinese Food, de 2010, confirmou. Conheça endereços que valem a visita no bairro.

Dandelion (Small-Batch) Chocolate. Na frente, um balcão com barras (foto) e bombons. Nos fundos, a oficina em que o cacau é transformado em chocolate da maneira mais artesanal possível. Greg D’Alesandre roda o mundo em busca de cacau para usar ali, em sua rota estão Papua-Nova Guiné, Venezuela, Libéria e Belize. “Ainda não conseguimos boas amostras do Brasil, mas à Bahia.” (740 Valencia Street)

No Dandelion, café do mundo todo. FOTO: Divulgação

The Abbot’s Cellar. Vizinho à Dandelion, o restaurante The Abbot’s Cellar coloca a cerveja em destaque, tratando-a com o cuidado normalmente dispensado aos vinhos. A carta tem mais de 30 cervejas de barril e mais de 100 rótulos em garrafas. Um menu de quatro tempos é combinado com cervejas – principalmente da Califórnia e Estados vizinhos, como o Oregon e o Colorado. Para quem prefere o vinho, a oferta é mais reduzida, mas nem por isso menos rica. O restaurante só serve vinho de garagem californiano. (742 Valencia Street)

Com uma colônia mexicana importante, São Francisco viu surgir nos últimos anos duas redes empenhadas em fazer cozinha mexicana tradicional atualizada.

The Little Chihuahua serve burrito de banana frita (cuja massa mais adocicada casa perfeitamente com o azedo do sour cream e o guacamole salgado), quesadillas de salmão, os chiles de tofu ou os tacos al pastor, com molho de abacaxi grelhado. São três lojas que formam filas na porta na hora do almoço. (292 Divisadero St e 581 Valencia Street)

No Nopalito, com duas unidades perto do Golden Gate Park, a ideia é unir a vibrante cozinha mexicana a ingredientes locais e orgânicos, como o queijo de Oaxaca fundido com chorizo e folhas de nopal grelhadas (o cactus que dá nome à casa) ou a machaca de camarón com ovo e salsa. (306 Broderick Street e 1224 9th Avenue)

 

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 04/12/2014

Ficou com água na boca?