Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

No Empório Local, em Pinheiros, o menu é ditado pelos produtos artesanais

Misto de loja, restaurante e bar tem queijos, bebidas e embutidos de pequenos produtores para comer no local ou levar para casa

15 de maio de 2019 | 20:14 por Renata Mesquita

A febre das feiras de produtos artesanais que tomou a cidade nos últimos anos ajudou a aproximar pequenos produtores e o público final. Queijos, embutidos, geleias, pães, picles e mais uma infinidade de alimentos fabricados em pequena escala já saíram do ostracismo. Mas muitos deles ainda são difíceis de encontrar e esperar a próxima feirinha pode ser desolador. 

 Queijos, bebidas e embutidos de pequenos produtores para comer ali ou levar

 Queijos, bebidas e embutidos de pequenos produtores para comer ali ou levar Foto: Marco Rangel

Com isso em mente, os sócios Andressa Lenzi, Claudia Soares e Jairo Cardoso se juntaram para criar o Empório Local, um misto de loja, restaurante e bar que oferece a oportunidade de experimentar, conhecer ou revisitar alimentos criados artesanalmente.

Queijos de produtores como a Rima, de Porto Feliz, feitos com leite de ovelha, o chorizo Ibérico da salumeria Monte Bello, de Quatro Barras, ou as geleias da Troppo, entram tanto nas receitas que compõem o menu da casa, como as tábuas, saladas, sanduíches e pratos, como também podem ser levados para casa. Seja para fazer seu próprio sanduba ou montar uma tábua ao seu gosto. 

Mas se chegar lá já com fome, vale provar a versão do sanduíche de pastrami, produzido pela Romani e servido no pão ciabatta da padaria St. Chico, com rúcula, maionese de raiz-forte e relish de maxixe picante ou então o PF na lata, que combina feijão-fradinho com carne na lata de pernil suíno da Xavante e paçoca de carne da lata. 

Para comer por ali. Tostadas com salame, queijo de ovelha , tomate e rúcula ou abobrinha grelhada com queijo fermier e mel 

Para comer por ali. Tostadas com salame, queijo de ovelha , tomate e rúcula ou abobrinha grelhada com queijo fermier e mel  Foto: Marco Rangel

Localizado em um sobrado na região de Pinheiros, o empório tem também forte vocação para bar. Nessas primeiras semanas só abre no fim do dia. O menu de bebidas segue a mesma lógica: drinques, cervejas e vinhos, todos nacionais. 

SERVIÇO

Empório Local 

R. Padre Carvalho, 335, Pinheiros

Horário de funcionamento: 18h/23h30 (6ª e sáb., 12h/0h; fecha 2ª)

Ficou com água na boca?