Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

"Estamos os três aqui, poderemos celebrar muito", diz o chef Joan Roca

Por Maeli Prado

29 abril 2013 | 16:33 por redacaopaladar

Especial para o Estado

Antes do início da cerimônia dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, o Paladar conversou com alguns dos chefs que estão em Londres.

Joan Roca, um dos três irmãos responsáveis pelo El Celler De Can Roca, o campeão deste ano, preferiu esperar o anúncio oficial para comemorar a vitória, mas não conseguiu esconder o entusiasmo. “Estamos os três aqui. Se a notícia se confirmar, poderemos celebrar muito. Há muitos restaurantes da Espanha na lista dos 50 melhores, isso é ótimo”, afirmou o chef.

Joan, Jordi e Josep Roca comemoraram a posição dos restaurantes espanhóis no ranking. FOTO: Divulgação

Já o dinamarquês René Redzepi, do Noma, em Copenhague, campeão por três anos consecutivos, foi elegante ao comentar a possível perda de liderança. “Ser o número um do ranking durante todos esses anos fez mágica para o Noma. Portanto, fico feliz por qualquer um que ganhe”, afirmou.

O chef disse ainda que pretende vir ao Brasil neste ano e fez questão de ressaltar a amizade com Alex Atala e o papel fundamental do chef na divulgação da gastronomia brasileira mundo afora. “Ele é um dos meus amigos mais queridos. Estou muito curioso sobre o Brasil, principalmente sobre a Amazônia.”

Redzepi comentou com elegância a possível perda de liderança. FOTO: Fabier Bimmer/REUTERS

O chef peruano Gastón Acurio, do Astrid Y Gaston (Lima), que deu um salto na lista, passando do 35º lugar para o 14º, falou sobre a valorização da gastronomia praticada na América do Sul. “As regras sempre foram da gastronomia europeia, mas os restaurantes sul-americanos têm personalidade e produtos próprios. Temos que mostrar às próximas gerações que temos uma cultura gastronômica nossa”.

Ao ser informado pela reportagem que a lista de ganhadores havia vazado antes do prêmio e que o D.O.M caiu do quarto para o sexto lugar, lamentou. “É uma pena, mas só de estar entre os dez maiores do mundo ele já ganhou”. Acurio disse ainda que vai inaugurar um novo restaurante em São Paulo em 2014, chamado Tanta. “Será uma taverna peruana, mas informal e divertida. Mais acessível, mais popular”, disse.

+ Veja a lista completa dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo

Ficou com água na boca?